Central dos Sindicatos Brasileiros

SINTAG-MA convoca técnicos agrícolas e industriais para debater a criação do Conselho Nacional de cada categoria

SINTAG-MA convoca técnicos agrícolas e industriais para debater a criação do Conselho Nacional de cada categoria

Encontro será  o último antes que seja encaminhado ao Ministério do Trabalho o Projeto de Lei 

O Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Maranhão (SINTAG/MA) convoca os profissionais da categoria e dos técnicos industriais do Nordeste para a última reunião para debater a criação do Conselho Nacional de Técnicos Agrícolas e do Conselho Nacional dos Técnicos Industriais. O encontro acontece nessa segunda-feira, dia 17, pela manhã, no auditório do Sindicato dos Bancários do MA. Após esse encontro, será encaminhado ao Ministério do Trabalho o projeto de lei para criação dos Conselhos.

Atualmente os técnicos agrícolas são filiados ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), porém a categoria anseia pela desvinculação e criação de um conselho que cuide exclusivamente dos interesses da classe. “Nós, por termos uma formação técnica, temos peculiaridades que são diferentes das dos demais profissionais que são ligados ao CREA. Questões como a regulamentação do piso salarial e atribuições  de funções dos técnicos agrícolas só poderão ser definidas quando tivermos o nosso próprio conselho”, explica o Wennder Robert Rocha, presidente do Sintag-MA.

Em 2013, foi formada uma Comissão Ministerial devido à mobilização da CSB, dos sindicatos da categoria, da Federação Nacional dos Técnicos Agrícola (FENATA) e da Federação Nacional dos Técnicos Industriais (Fentec) que estiveram em Brasília articulando com deputados e senadores para uma audiência com o ministro do Trabalho, Manoel Dias. O ministro se propôs de imediato a conceder a abertura de uma comissão com o propósito de formular proposta de criação dos respectivos Conselhos. A primeira regional a receber a Comissão foi a do Sul, que contou com a presença de várias lideranças, tanto dos técnicos agrícolas como dos técnicos industriais.

Foram levantados dados suficientes para a formulação processual da criação dos Conselhos dos Técnicos Agrícolas e dos Técnicos Industriais. O SINTAG-MA esteve presente nas principais articulações para que acontecesse a criação da referida comissão e tem se esforçado para a concretização do conselho próprio.