Sindrecauto/CSB-MT consegue apoio de base para manutenção da Contribuição Sindical

O nome é tão grande quanto a vontade de fazer o melhor pelo trabalhador: Sindicato dos Empregados em Administradora de Consórcio, Vendedores de Consórcios, inclusive autônomos, Empregados e Vendedores em Concessionárias, Garagens e Revenda de Veículos, Distribuidora de Veículos e Congêneres do Estado de Mato Grosso (Sindrecauto). E, talvez pela demonstração aguerrida de lutar pelo melhor é que a entidade teve aprovada, em assembleias no mês de março, a manutenção da Contribuição Sindical que foi tornada voluntária na Reforma Trabalhista com vigor desde novembro de 2017. A presidente da entidade, Shirley Maria Camargo de Oliveira, que também é Secretária de Organização e Mobilização da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) em Mato Grosso, comemora e avalia que o resultado vem do esforço e mudança de postura sindical que não é o de lamentar e pedir e sim esclarecer e informar ao máximo sua base sobre a importância deste recurso e como ele é utilizado em benefício de todos.

“Acredito que a CS vai voltar pela inconstitucionalidade da reforma trabalhista, Mas, independente disso o sindicato trabalha e mostra a importância da entidade como última camada de proteção ao trabalhador. Fora isso, damos foco nos convênios e na filiação de novos associados. Ao falar das vantagens sempre os trazemos para o sindicato”, relatou Oliveira sobre sua estratégia de trabalho.

Na semana passada ela esteve em visita às empresas de concessionárias onde os trabalhadores souberam a importância do fortalecimento da categoria e o apoio ao sindicato. Na oportunidade foram informados sobre a função da contribuição sindical e que cada trabalhador tem sua responsabilidade perante esse fortalecimento da categoria. “Apresentamos como usamos esse recurso e de qual forma é aproveitada essa contribuição sindical porque muitos trabalhadores não entendem ou sabem o que é feito com o recurso. Esse dinheiro é utilizado para custas mensais que o sindicato tem como: aluguel, energia, telefone, internet, combustível, advogados, custas com processos. E isso é muito importante porque, com a reforma trabalhista, a gratuidade da justiça foi tirada do trabalhador e o direito à ampla defesa e essa reforma veio para sucatear os sindicatos e tirar a última camada de proteção. Portanto, temos que estar preparados”, enfatizou a líder sindical.

Segundo ela, a base entendeu e optou por autorizar o desconto da CS, após ter sido esclarecido como é feita a distribuição porque nem todo o valor fica somente no sindicato, apenas 60% e que esses outros 40% também são importantes porque servem para fortalecer o trabalhador já que são encaminhados às federações, confederações e Centrais que, indiretamente, os ajudam numa esfera maior de governo e políticas públicas, além de uma parte ir para o seguro-desemprego.

Ouvir
Nesses encontros com os trabalhadores da base Oliveira informa que também aproveitou para ouvir demandas, críticas e sugestões e que isso foi importante para esclarecer sobre tudo os trabalhadores tinham de dúvidas. “Nosso sindicato completou um ano agora em janeiro de 2018 e, por isso, precisa de um voto de confiança do trabalhador. Mesmo com esse pouco tempo já visitamos e fizemos muito mais do que o sindicato anterior que era generalista por ser o sindicato do Comércio”, esclareceu a presidente.

Ela disse ainda que, por questões de custo não teve ainda como ir para o interior fazer essa agenda de atendimento, então, começou pela Capital, que é onde o Sindrecauto está situado. O reconhecimento da importância da entidade vem também pelo fato de as empresas terem aberto espaço para essa conversa com a base. Com isso, tem conseguido, aos poucos, chegar a esses trabalhadores e demonstrar a necessidade dessa manutenção anual e de fazer parte de um sindicato.

“Já estivemos na Ariel, na Trescinco e Grupo Domani, em Cuiabá e Várzea Grande, também na Citavel, Honda e na Domani Prime. A Jeep – que pega toda essa rede – estareos no próximo dia 3 de abril onde conversaremos com o diretor da empresa, que quer conhecer os representantes do sindicato. Queremos estreitar nossos laços e faremos de tudo para que essa agenda seja quase que diária”, salientou.

Esses encontros com os trabalhadores, além de ajudar na manutenção do custeio sindical são bons por ajudar no esclarecimento e adesão de novos filiados com maior facilidade de aprovação da taxa de associação assistencial, em razão aos benefícios que são oferecidos a eles. “Hoje o Sindrecauto está em parceria com várias empresas. Fechamos com a Economy Brasil, MasterClin, várias escolas e faculdades de nível local e, dependendo da plataforma Masterclin até 50% de desconto em faculdades e escolas, inclusive escolas de Cáceres, Rondonópolis e Sinop. Também fechamos o convênio com o cartão de crédito consignado em folha e o último e que agradou a todos os trabalhadores, foi a parceria que fizemos com a CVC onde os trabalhadores vão poder adquirir seu pacote de turismo sem pesar no bolso porque poderão parcelar em até 12 vezes sem juros com o desconto em folha”, lembrou.

Vantagens
Para se associar basta pagar uma taxa simbólica de R$ 7,00 e acessar tudo isso, com exceção do Economy Brasil, que é um produto à parte de assistência médica e odontológica, mas que, com o acordo que fizeram com o sindicato, dispensa o trabalhador de pagar a taxa de adesão que seria de R$ 100,00.

“Todo esse retorno é um voto de confiança que o trabalhador tem nos dado e, por isso, a cada dia temos tido mais sucesso. Nosso discurso, o trabalhador pode ter certeza de que será sempre o de informação e esclarecimento sobre o que seu sindicato faz e pode fazer com os recursos repassados por eles e a oferta dos benefícios reais. É lógico que aproveitamos a oportunidade sempre quando estamos com a base de o sindicato sendo ele associado ou não vai atender e não vai recuar contra todas as imposições da reforma trabalhista e da força do setor patronal. Estamos levando coisas boas porque é isso que o trabalhador também espera”, finalizou.

Sindrecauto
Fundado em 2012, mas somente com Carta Sindical liberada em 2017, quando adentrou à CSB/MT, da diretoria fundadora permanece apenas Giom Nobre – que era o antigo presidente e que hoje é o tesoureiro. O restante da diretoria é toda nova composta por trabalhadores do segmento de concessionárias e de consórcios. Atualmente sua base é composta por quase 400 trabalhadores, mas pode aumentar para 700 caso os do Auto Shopping Fórmula, que também foram visitados, sinalizem para isso em breve. Para 2018 a entidade tem dois grandes projetos: a realização da primeira Copa Sindrecauto de Futebol e premiar os melhores trabalhadores do segmento do ano. Trabalho e disposição, pelo entusiasmo da presidente, não vão faltar!

Fonte: Fruthus Comunicação

Compartilhe:

Leia mais
aumento emprego entre mulheres
Número de mulheres com carteira assinada aumenta 45% em um ano
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Empresa aumenta produtividade em 20% ao adotar semana de 4 dias; Brasil testou modelo
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos
escala 6x1 prejudica saúde mental
Escala 6x1 prejudica saúde mental e produtividade dos trabalhadores, diz especialista
ministra esther dweck defende estabilidade do servidor público
Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha
CSB no G20 Social
CSB defende fim da escala 6x1 e proteção aos direitos dos trabalhadores no G20 Social
movimento sindical g20 social rj taxação ricos
Centrais defendem taxação dos mais ricos e menos juros em nota pós G20 Social