Sindpd recebe homenagem da Câmara Municipal de São Paulo

“Este sindicato apresenta uma história de luta incansável pelos direitos da categoria”, afirmou vereador Adilson Amadeu

Em solenidade emocionante, o Sindpd recebeu, nesta terça-feira (21), a Salva de Prata – uma das principais honrarias da Câmara dos Vereadores de São Paulo, destinada a entidades civis que se destacam por seus serviços prestados à sociedade. A homenagem foi entregue em evento realizado na própria sede do sindicato por iniciativa do vereador Adilson Amadeu, em reconhecimento à dedicação da entidade na defesa dos direitos dos trabalhadores de TI e ao desenvolvimento do setor.

Importantes lideranças, associados e empresários do setor de TI estiveram presentes no evento. A mesa da cerimônia foi composta pelo vereador Adilson Amadeu; pelo presidente do Sindicato patronal (Seprosp), Luigi Nese; pelo presidente da Prodam, Luiz Cezar Kiel; pelo vice-presidente do Sindpd, João Antonio; pelo secretário-geral, José Gustavo  Oliveira; pelo presidente da Nova Central Sindical, Luiz Gonçalves; pelo vice-presidente da CTB, Nilvaldo Santana; pelo Secretário-geral da CSP, Álvaro Egea; pelo diretor de RH da Brasscom, Paulo Sérgio Sgobbi; e pelo presidente do Sindpd, Antonio Neto.

Em seu discurso, Adilson Amadeu destacou a importância da luta do Sindpd pelos direitos dos trabalhadores em seus 28 anos de história. “É uma honra prestar essa homenagem a um sindicato que merece. Esta honraria é para todos que compõem a história do Sindpd. História de luta incansável para fortalecer os direitos da categoria. Este sindicato possui uma sede belíssima com pessoas habilitadas para dar um bom atendimento ao trabalhador. São milhares de associados que fazem parte da estrutura desse órgão, que trabalham em grandes empresas como a Prodesp e a Prodam. Sou eu quem tenho que agradecer essa oportunidade. Não há como não prestigiar e homenagear esse sindicato”.

Quebrando o protocolo, Amadeu anunciou após a entrega da Salva de Prata o que foi a grande surpresa da noite, a cantora Giovanna Maira, que perdeu a visão quando tinha apenas um ano de idade, se apresentou cantando em forma de oração a música “Ave Maria”. O momento emocionou a todos os presentes e levou a jovem a se apresentar novamente após o encerramento da sessão.

Outra homenagem não prevista do vereador foi destinada a Rosa Maria, esposa de Neto, a quem Amadeu reconheceu como sendo a grande inspiração do presidente do Sindpd, a companheira que o apoiou durante a trajetória do líder sindical.

Emocionado, Neto agradeceu a honraria destinada ao sindicato e também o prestígio concedido pelo vereador. “Começo agradecendo ao nobre e querido vereador Adilson Amadeu, personalidade política que abraçou os trabalhadores da tecnologia da informação e dedicou toda a sua atenção para enaltecer a nossa profissão por meio desta homenagem, que muito engrandece e fortalece os mais de 100 mil profissionais que acordam toda manhã para promover a tecnologia e a inovação neste país”.

Neto ressaltou também a fundamental importância de todos os diretores e funcionários que dedicam suas vidas a lutar pelos trabalhadores. “Faço um agradecimento especial à diretoria, aos funcionários e parceiros do Sindpd, estes companheiros que vivem o dia-a-dia da construção desta história, que respiram o setor de tecnologia da informação e se dedicam a esta atividade que se assemelha ao sacerdócio, pois é norteada, pelo menos na nossa concepção, pelo trabalho diário de combater injustiças, ou melhor, de lutar pela justiça, pela defesa do mais fraco numa relação onde o mais forte, na maioria das vezes, tenta tirar proveito de seu poder para extrair o máximo da força de trabalho.”

Em seguida, o presidente do Sindpd relembrou a trajetória de conquistas e lutas dos 28 anos do sindicato e encerrou afirmando que continuará a busca por melhorias e pela consolidação dos direitos dos trabalhadores de TI.

“Gostaria de expressar novamente minha alegria por esta noite. Alegria esta que nos dá força e entusiasmo para seguir em frente, para cumprir nossos compromissos com a categoria de conquistar os detalhes que ainda faltam para assegurar plenamente os direitos do profissional de TI. Um deles é especial. A regulamentação da profissão de tecnologia da informação. Isso é essencial, é indispensável para valorizarmos a nossa profissão e para criarmos as condições necessárias que tornarão este setor ainda mais atrativo para novos profissionais”.

Luigi Nese, presidente do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática (Seprosp), falou dos avanços da categoria nos últimos anos. “É uma grande satisfação participar dessa honraria que também marca uma história de luta do Seprosp. Esses dois sindicatos cresceram em um processo de aproximação. Uma das batalhas que fico feliz em termos conquistado é a desoneração da folha de pagamento, um pedido nosso de 15 anos atrás. A cada convenção coletiva nos desenvolvemos com harmonia, e hoje estamos colhendo os frutos e fazendo com que o setor cresça cada vez mais”.

Para o diretor de RH da Associação Brasileira das Empresas de TI (Brasscom), Paulo Sérgio, trabalhos como os que o Sindpd realiza são fundamentais para a evolução do país. “É um prazer poder falar e resgatar as origens. Eu e o Neto começamos juntos na militância com os trabalhadores nas bases. Tenho orgulho de falar de uma instituição séria. Parabéns ao vereador pela justa homenagem a este sindicato que favorece o diálogo com a sociedade e que propõe ações para o futuro. Esse é o papel de um sindicato, que enxerga e se propõe a inovar. Isso é o que o Brasil precisa para se evoluir.”

Álvaro Egea, secretário-geral da Central Sindical de Profissionais (CSP), destacou a necessidade de aliar o crescimento do setor com a preservação dos direitos trabalhistas. “Gostaria de manifestar minha alegria em participar desta homenagem. O vereador foi muito feliz em reconhecer a grandiosidade do Sindpd, importante órgão para economia brasileira. A tecnologia da informação é a vanguarda da modernidade. Nosso país precisa crescer e isso não pode acontecer em cima do sacrifício dos direitos. É perfeitamente compatível com a sociedade se modernizar e o sindicato é o defensor dos princípios. Precisamos trabalhar para a ampliação das fronteiras da informação. É possível crescer ter pleno emprego e manter os direitos dos trabalhadores. Parabéns Sindpd e diretoria pelos 28 anos.”

Nivaldo Santana, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), reforçou a importância da luta sindical do segmento de TI. “Gostaria de cumprimentar o Adilson pela sessão e também ao Neto. Quero dizer que a CTB se sente honrada em compartilhar desse importante evento que busca ressaltar a seriedade da luta sindical. Este sindicato que atua na defesa incansável dos trabalhadores é fundamental para a construção de um país democrático. A CTB estará sempre de portas abertas para lutar junto ao Sindpd nos embates futuros.”

Segundo o presidente da Nova Central Sindical, Luiz Gonçalves, a homenagem prestada ao Sindpd é também de todo movimento. “Quero agradecer a Câmara por essa linda homenagem ao Sindpd e entendo que ela também atinge todo o movimento sindical. Parabenizar ao Neto e a diretoria por todo o trabalho a frente do movimento. É um justo reconhecimento.”

Luiz Cezar Kiel, presidente da Prodam, destacou a participação fundamental da tecnologia no crescimento do país. “A informática tem o poder da informação. É uma ferramenta de grande transparência e democracia. Gostaria de parabenizar o Adilson pelo importante reconhecimento ao Sindpd e ao Neto pelo trabalho de uma área tão importante para o desenvolvimento do Brasil.”

Compartilhe:

Leia mais
Camara aprova teto salario minimo e mudança bpc
Corte de gastos: Câmara aprova teto para aumento do salário mínimo e mudança no BPC
CSB na Secretaria nacional da juventude conjuve
CSB assume cadeira no Conjuve, conselho que debate políticas públicas para a juventude
codefat aprova calendario pagamento abono salarial 2025
Conselho aprova calendário de pagamento do Abono Salarial para 2025; confira datas
regras aposentadoria 2025 reforma da previdência
Haverá ajuste na idade para pedir aposentadoria em 2025; entenda as novas regras da previdência
Câmara aprova fim da desoneração da folha de pagamento
Câmara aprova imposto mínimo de 15% sobre lucro de multinacionais, seguindo padrão da OCDE
aumento salário mínimo 1954 getúlio vargas
O que aconteceu no Brasil depois que Getúlio aumentou em 100% o salário mínimo
Fachada tst
TST derruba regra da reforma trabalhista que limitava acesso à Justiça gratuita; entenda
trabalhadora obrigada a mostrar os seios
Empresa é condenada a indenizar trabalhadora obrigada a mostrar os seios para superior
paralisação sindimetropolinato ônibus porto alegre
Rodoviários da região de Porto Alegre paralisam atividades por reajuste salarial não pago
Flavio Dino e Rubens Paiva
Lembrando Rubens Paiva, Dino defende que Lei da Anistia não se aplica a ocultação de cadáver