Solenidade contará com homenagem ao Congresso, Ministério do Trabalho e TST
No mês em que a CLT faz 70 anos, o Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd) e a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) homenageiam a legislação que mudou a vida dos trabalhadores do Brasil. No dia 23/05, será inaugurado um painel com os principais avanços que a Consolidação das Leis do Trabalho trouxe para o país e as conquistas que se seguiram a ela.
“Não há nada mais moderno do que proteger o homem da exploração. Esse é o principal papel da CLT. Taxá-la de retrógrada ou combatê-la é de interesse apenas dos maus empresários que visam o lucro desmedido. Foram inúmeros os avanços que as leis trabalhistas proporcionaram aos trabalhadores e ao Brasil. E, ainda assim, foram necessários 70 anos para que fossem reconhecidos os direitos dos empregados domésticos.”, avalia o presidente do Sindpd Antonio Neto.
Com uma das melhores Convenções Coletivas de Trabalho segundo o Dieese, o Sindpd possui um histórico de reajustes salariais com ganhos reais e conquistas como jornada de 40 horas semanais desde 2011. “Não é verdade que a CLT engessa as relações entre patrão e empregado. Nossa categoria vem alcançando direitos importantes em negociações coletivas há vários anos. Somos um país legalista, e sem a proteção da CLT, seria difícil o trabalhador ser respeitado e avanços obtidos”, reitera Neto.
O evento contará com uma homenagem ao presidente do Congresso, Renan Calheiros, ao presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Carlos Alberto Reis de Paula, e ao Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.