SINDITAXI-CE se reúne com Prefeito Roberto Claúdio e apresenta demandas dos taxistas

O SINDITAXI-CE se reuniu com o prefeito Roberto Cláudio na última quinta-feira, dia 5 de setembro, para tratar de uma série de demandas, como a situação do Clube dos Taxistas. Participaram do encontro o presidente, Francisco Moura, o vice-presidente, Cláudio Freitas e os diretores Messi Freitas e Adriano Oliveira. O evento também contou com a presença do senador Cid Gomes.

“Colocamos para o prefeito que o Clube dos Taxistas foi invadido e depredado por criminosos, que se apossaram do local e saquearam todos os móveis das dependências do nosso clube. Nossa proposta é que a Prefeitura fizesse uma permuta e doasse ao SINDITAXI-CE um terreno em outra região para que junto com o setor público e a iniciativa privada pudéssemos reativar o espaço recreativo dos taxistas”, declarou o presidente Moura. “O prefeito aceitou a proposta e nos informou que irá realizar os encaminhamentos para uma permuta. Ele assumiria lá no Quintino Cunha e nos ofertaria outro terreno em Fortaleza. Ficamos de conversar com a Secretaria de Planejamento para dar o encaminhamento à concretização da permuta”, declarou o sindicalista.

O segundo assunto tratado foi o número exorbitante de carros por aplicativos trabalhando em Fortaleza. “Hoje na nossa capital existe uma liberdade para que carros com placas de outras cidades possam rodar. No nosso entender, isso só prejudica o profissional taxista, a população e a mobilidade urbana, ficando assim um mercado sem controle. Colocamos ao prefeito, a princípio, que os carros só rodem com placas do município de Fortaleza. Ele achou muito boa a sugestão e disse que iria providenciar os encaminhamentos para torná-la realidade”, declarou.

“Para resolver de maneira eficaz, é importantíssimo a limitação do número de carros de aplicativos. Mas garantir que apenas placas da capital circulem em Fortaleza já é um grande passo. E o prefeito foi sensível à proposta”, complementou o presidente Moura.

Curso da Carteira Padrão

Moura também disse ao prefeito que não enxerga a necessidade de realizar, a cada dois anos, o curso para a Carteira Padrão. “O SINDITAXI-CE acredita que isso é um exagero. Solicitamos uma resolução, junto à Etufor, para essa situação. Hoje são cinco dias de curso com 28 horas/aulas. Na renovação, quando vencer a carteira, é melhor que seja realizado apenas uma aula de um dia, enquanto o curso de 28 horas seja destinado apenas para quem está fazendo a qualificação pela primeira vez”, ressaltou.

Fiscalização e multa

O SINDITAXI-CE também cobrou uma ação eficaz da Prefeitura com relação à fiscalização. Na sequência, foi discutida também a questão de pesadas multas às plataformas. “Todos os meses, os aplicativos têm que entregar, à Secretaria de Conservação de Serviços Públicos e à Etufor, a atualização dos motoristas de aplicativos. Porém estão atrasando, ficam se escondendo e burlando de todas as formas. Não tem punição prevista na lei, somente para os motoristas. Queremos punições para as plataformas por desrespeitar o envio das informações atualizadas”, disse Moura.

O presidente do SINDITAXI-CE também falou da questão da vistoria. “Carros com as placas de final 0, 1, 2 e 3, por exemplo, já passaram do prazo de vistoria da Etufor e alguns deles ainda não foram fazer o procedimento. Porém, ainda assim, estão sendo repassadas corridas para eles. É por isso que exigimos multas para as plataformas”, finalizou.

Compartilhe:

Leia mais
Design sem nome (2) (1)
CSB defende transição tecnológica justa em reunião de conselheiros com ministra Gleisi Hoffmann
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara