SINDITAXI-CE debate sobre aplicativo Uber na OAB

Taxistas cobram medidas contra o transporte pirata de passageiros

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará organizou, no dia (31) de maio, uma audiência pública com representantes dos taxistas e do aplicativo Uber com o objetivo de debater a regularização da plataforma de transporte pirata. Também participaram do encontro órgãos de defesa do consumidor e usuários.

A OAB-CE irá tomar uma posição sobre o serviço do aplicativo de transporte após a audiência. A plataforma é alvo de ações judiciais e protestos em todo o mundo. No foco das insatisfações, taxistas e representantes da categoria apontam a isenção de taxas de licenciamento, aferição, contribuição sindical, além da concorrência desleal promovida pela plataforma.

Vicente de Paula, presidente do Sindicato dos Taxistas do Ceará (SINDITAXI-CE), frisa que a categoria não é contra os aplicativos de táxis, “mas o Uber é um aplicativo que credencia carros particulares, transformando-os em transportes clandestinos. O sindicato não é contra aplicativo, mas sim contra o Uber. Há vários aplicativos que credenciam o verdadeiro taxista”, disse.

“Nós vamos enviar documentos para a OAB  mostrando a frota de táxis de Fortaleza para provar que a cidade está bem servida de táxis. Esse é um serviço irregular, que coloca a vida da população em risco”, afirma o presidente do Sindicato dos Taxistas, Vicente de Paula.

De acordo com o diretor do SINDITAXI e vice-presidente da CSB, Francisco Moura, a categoria tem cobrado medidas contra o táxi pirata e exige o aumento das fiscalizações. “Todo mundo é contrário porque não segue as leis brasileiras, nem o Código Brasileiro de Trânsito, nem a lei estadual, nem a lei municipal. Temos que discutir como fiscalizar qualquer maneira de transporte irregular de passageiros. Estamos dentro da lei. Eles estão fora da lei”, argumentou o dirigente.

Para Moura, a concorrência com os táxis ilegais é desleal em relação aos taxistas certificados, já que cerca de seis mil veículos estão circulando sem pagar qualquer tipo de imposto ou taxas cobradas pelo município. “A audiência foi uma oportunidade que tivemos de pedir o apoio da OAB contra o transporte clandestino. O transporte ilegal prejudica os taxistas e também coloca em risco a segurança dos passageiros”, disse.

Compartilhe:

Leia mais
Copom primeira reunião 2025
Com mercado de trabalho e de crédito aquecidos, BC promete novo aumento de juros em março
Sindipesca-AM reunião defensor público
Sindipesca-AM apresenta pautas dos pescadores a defensor público: "nosso futuro está em risco"
Supermercados propõem mudanças no VR e no VA
Supermercados propõem mudanças no VR e no VA para conter alta no preço dos alimentos
Indústria Brasil - desindustrialização está sendo revertida abdi
Processo de desindustrialização do Brasil está sendo revertido, afirma presidente da ABDI
Sindiguaíba CSB-RS protesto cargos comissionados
Com apoio da CSB-RS, Sindiguaíba protesta contra projeto que desvaloriza servidores concursados
Sindpd-SP ganha ação sobre PLR
Após ação do Sindpd-SP, empresa é condenada por não negociar PLR em 2020, 21, 22 e 23
fake news taxar pix 5 mil reais
BC anuncia medidas que prometem reduzir juros e facilitar pagamentos por Pix
Hely Aires e Antonio Neto
Filiação à CSB visa fortalecer luta dos servidores públicos, diz presidente do Sinplalto
Desemprego atinge menor patamar da história
Desemprego fecha 2024 em 6,2%, menor índice da história; mercado reage negativamente
pagamento cartão restaurante vale-refeição
Governo estuda mudanças nas regras do VR e do VA para reduzir custos; entenda