Sindicatos de taxistas de Santos e Guarulhos filiam-se à CSB

Entidades reforçam a luta da CSB pela categoria

Dois importantes sindicatos de São Paulo se filiaram, na última quarta-feira (14), à Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB). Juntos, o Sindicato dos Taxistas Autônomo de Santos, Guarujá e Cubatão e o Sindicato dos Taxistas Autônomos de Guarulhos incorporarão à base da Central para ampliar os enfrentamentos da categoria.

Segundo o vice-presidente da CSB Francisco Moura, as filiações se concretizaram, principalmente, pelo apoio que a CSB tem dado às lutas dos taxistas pelo Brasil em especial às manifestações pela aprovação do Projeto de Lei (PL) 5587/2016, que tramita na Câmara dos Deputados.

“A CSB tem sido decisiva na questão do PL, no apoio, na estrutura e nas articulações, e isso foi determinante para que esses dois grandes sindicatos viessem se filiar à CSB”, disse Moura.

Para o dirigente, a chegada desses dois sindicatos de peso é importante para a Central.

“São mais dois sindicatos para fortalecer a entidade, dois sindicatos de respaldo na categoria dos taxistas e no movimento sindical brasileiro. São dois sindicatos de grande porte e que não medem esforços para apoiar às lutas dos taxistas e fortalecer, consequentemente, a luta dos trabalhadores em nível nacional, porque a luta do trabalhador é uma só. É a luta por melhores condições, melhores salários e uma melhor qualidade de vida”, completou o vice-presidente.

Para o presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos de Guarulhos, Robson de Jesus Xavier, o apoio da CSB aos taxistas teve repercussões. “A presteza que a CSB tem com a categoria é um negócio muito interessante, e foi isso que culminou na filiação do nosso sindicato com a Central. Esperamos exatamente o que a gente viu, essa parceria, diálogo e esse apoio que eles dão para essas causas. Eu fiquei muito feliz com a atuação da CSB dentro do nosso movimento”, falou Xavier.

Visando um respaldo maior nas bandeiras dos taxistas, como a luta contra o transporte ilegal, o Sindicato dos Taxistas de Santos, Guarujá e Cubatão se filiou à Entidade.

“Nas lutas que enfrentaremos, como, por exemplo, contra esses aplicativos que sem qualquer ordenação vêm tomando o trabalho do companheiro que está há 40 anos no volante, precisamos do respaldo de uma entidade maior, e a CSB vem ao encontro do que estamos precisando. Temos que reinventar a categoria, e sozinhos não conseguiremos fazer isso. A Central dá essa oportunidade e abertura para gente discutir futuras modificações de organização na categoria. Com essa união, conseguiremos discutir politicamente com deputados, e isso nos dá uma representatividade maior ”, finalizou o tesoureiro do sindicato, Luiz Antonio Sares Guerra.

Compartilhe:

Leia mais
nota de repudio fala gustavo gayer sobre gleisi hoffmann
Fala misógina de deputado sobre Gleisi Hoffmann desrespeita o trabalho de todas as mulheres
como funcionará novo crédito consignado trabalhador
Entenda como funcionará o novo programa de crédito consignado para o trabalhador
Trump terá que recontratar servidores
Justiça manda governo Trump recontratar servidores após ação de sindicatos nos EUA
projeto isenção imposto de renda 5 mil
Projeto de isenção de Imposto de Renda até 5 mil será apresentado nos próximos dias
jorge kajuru inegibilidade trabalho escravo
Projeto propõe inegibilidade de quem estiver na Lista Suja do Trabalho Escravo
Declaração Imposto de Renda 2025
Declaração do Imposto de Renda 2025 passará por mudanças; saiba
Antonio Neto e Lula lançamento crédito do trabalhador
CSB acompanha lançamento do "Crédito do Trabalhador", nova modalidade de consignado
reunião centrais marinho e macedo 12-03-25
Centrais sindicais se reúnem com ministros Luiz Marinho e Márcio Macêdo em Brasília
juros consignado clt
Trabalhadores CLT pagam mais juros no consignado que servidores e aposentados
crise saúde mental mulheres afastamentos
Afastamentos relacionados à saúde mental crescem 68% em um ano; mulheres são maioria