Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais divulga nota técnica condenando MP927/20

Os dispositivos introduzidos na MP927/20 atacam a Auditoria-Fiscal do Trabalho

O relator da matéria na Câmara dos Deputados, deputado Celso Maldaner (MDB-SC), apresentou nesta terça-feira, 26 de maio, parecer à Medida Provisória – MP92720, que “Dispõe sobre as medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública”.

Em seu parecer, Maldaner aprova a MP na forma de Projeto de Lei de Conversão – PLV, cujo texto  ressuscita dispositivos da revogada Medida Provisória nº 905/2019, inserindo temas absolutamente estranhos ao objeto da matéria em apreciação.

A MP 927 recebeu 1.082 emendas, visando mitigar ou ampliar os seus efeitos, no sentido da flexibilização de direitos trabalhistas durante o período de vigência da calamidade pública Covid-19. Após a sua edição a MP foi alterada por outra MP, de número 928, que revogou o artigo 18, tido como um dos mais ofensivos aos trabalhadores.

O PLV repete as mesmas inconstitucionalidades que constavam no texto da MP nº 905 e o mesmo grau de interferência na atuação dos Auditores-Fiscais do Trabalho, contrariando os preceitos previstos pela Convenção nº 81 da Organização Internacional do Trabalho – OIT.

O critério da dupla visita, na forma ampliada que foi estabelecida pelo Projeto de Conversão, representa sério embaraço à atuação dos Auditores-Fiscais do Trabalho que, na maioria das situações, precisam agir imediatamente para garantir direitos e prevenir riscos à saúde e segurança dos trabalhadores. O critério da dupla visita só pode ser utilizado em alguns casos, como exceção, mas nunca generalizado.

O texto insere dois novos dispositivos na CLT – artigos 627-A e 627-B – que conferem a autoridades do Ministério da Economia, completamente estranhas aos quadros da Auditoria-Fiscal do Trabalho, atribuições que são de natureza técnica correspondentes à elaboração de procedimentos e rotinas de fiscalização. Essas alterações deixam o Auditor-Fiscal do Trabalho à mercê das autoridades políticas interferindo definitivamente na sua atuação.

Além disso, o PLV reintroduz a alteração proposta ao artigo 161 da CLT, pela qual a interdição ou o embargo de atividade, setor, máquina ou equipamento seria incumbência de uma autoridade regional em matéria de inspeção do trabalho indefinida.

Também consta no PLV dispositivos que impõem aos Auditores-Fiscais do Trabalho a obrigação  de elaborar projetos na modalidade consultiva o que não condiz com as atribuições conferidas a esses agentes públicos.

O SINAIT orienta os Auditores-Fiscais do Trabalho a contatar os deputados de seu estado e pedir a rejeição do PLV que atenta contra a autoridade trabalhista, prerrogativa da Auditoria-Fiscal do Trabalho.

A entidade disponibiliza um modelo de carta a ser enviado por e-mail aos deputados, assim como os endereços eletrônicos dos parlamentares, incluindo os dos líderes. Também informa a listagem completa das contas dos parlamentares na rede social.

O PLV poderá ser votado ainda esta semana, por isso, é urgente o envio de mensagens aos deputados.

Confira a nota técnica na íntegra

Fonte: SINAIT

 

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil