Sindicato dos trabalhadores rurais de Cristalina: acordo fechado e reunião no INCRA

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cristalina (GO) teve duas importantes atividades na defesa da categoria nesta segunda-feira (29). A primeira delas foi uma reunião com a superintendente regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) do Distrito Federal e Entorno, Cláudia Farinha.

No encontro realizado na sede da instituição, a presidente do sindicato, Erenilda de Assis, e o presidente da Coopafrutti (Cooperativa do Agronegocio, Fruticultura, Irrigacao e Tecnologia), Aécio Aires, apresentaram as demandas dos trabalhadores prejudicados pelas barragens instaladas em assentamentos do Incra na região.

Primeira mulher a presidir o Incra da região, Cláudia Farinha tomou posse no ano passado com o compromisso de ouvir os agricultores familiares organizados e lideranças de movimentos sociais.

“Precisamos retomar a pauta da reforma agrária e da regularização fundiária no DF e Entorno para fortalecer a agricultura familiar, que é a grande responsável pela produção de alimentos saudáveis no nosso país”, destacou Claudia.

Na mesa: Aécio Aires, Erenilda Assis e Cláudia Farinha.

Em seguida, os líderes dos trabalhadores rurais conduziram uma assembleia geral extraordinária com mais de 500 trabalhadores presentes para a homologação de um acordo coletivo com a empresa 2 Marcos, com reajuste salarial e melhorias no banco de horas.

“Temos uma base de mais de 12 mil assalariados, sem contar os milhares de trabalhadores da agricultura familiar. Então esse acordo é apenas o primeiro de muitos que estamos lutando para assinar este ano, além de melhores condições de produção e trabalho para nossos agricultores familiares”, contou Erenilda.

De acordo com Aires, a empresa é um bom exemplo de um caso em que foi possível negociar e chegar a acordo, porém há muitas a região que se recusam a manter um diálogo com os representantes dos trabalhadores.

“Aqueles que não querem trabalhar com a gente não vamos desistir, vamos recorrer a todas as instâncias cabíveis para garantir os direitos dos nossos trabalhadores, inclusive com dissídios coletivos ajuizados”, afirmou.

Leia também: Assembleia Legislativa de Goiás faz homenagem ao CRA-GO e aos profissionais de aministração

Compartilhe:

Leia mais
foto capa
Último painel do Encontro Nacional debate impactos da transição tecnológica no futuro do trabalho
csb menor (11)
Encontro da Executiva Nacional discute agenda legislativa sindical e mudanças climáticas
csb menor (1)
Negociação coletiva e atos antissindicais abrem debates no 2º dia do Encontro Nacional da CSB
csb menor
CSB inicia Encontro da Executiva Nacional com lideranças sindicais de todo o país
Sergio Arnoud CSB 14 forum sindical brics
CSB participa do 14º Fórum Sindical do Brics e debate efeitos de tarifaço de Trump
csb brics
CSB apresenta teses para o 14º Fórum Sindical do BRICS; acesse
prédio do inss previdência social em brasília
INSS libera primeira cota do 13º e benefícios de abril a partir desta quinta; saiba
Flavio Werneck CSB no MPT
Abril Verde no MPT: CSB destaca relação entre direitos e saúde mental do trabalhador
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS