Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião do Paraíso fazem paralisação

Categoria protesta contra atraso no pagamento de salários e benefícios trabalhistas

Cerca de 200 servidores públicos de São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais, realizaram uma manifestação grevista pela cidade, nesta segunda-feira, 4 de julho, reivindicando uma resposta do prefeito, Rêmolo Aloise (PSDB), sobre os atrasos nos pagamentos dos salários, nas aposentadorias e benefícios trabalhistas – como abono salarial.

bfd6a477-79f2-47c9-98a9-8e20c94d7a22O movimento foi organizado pela CSB, Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais (FESERP-MG) e pelo Sindicato dos Servidores Públicos de São Sebastião do Paraíso (SEMPRE/SSPARAÍSO).

A greve foi deflagrada após o prefeito de São Sebastião do Paraíso (MG) dizer que iria devolver a gestão da Santa Casa da cidade para o Estado. “O prefeito alega que a Santa Casa deve ser administrada pelo governo estadual devido à falta de verba do município para a saúde. Porém repasses dos governos Estadual e Federal, que deveriam ser para uso exclusivo da saúde, estão sendo depositados em uma conta que se refere ao Fundo de Participação do Município (FPM), o que é ilegal. Isso é dinheiro da cidade, que não está sendo usado para servir a população. Além disso, muitos servidores serão demitidos com a mudança de gestão do hospital”, afirmou Maria Rejane Araújo, presidente do SEMPRE/SSPARAÍSO.

De acordo com a dirigente, esta ação do prefeito foi apenas a gota d’água dos problemas que os servidores têm enfrentado na cidade. “Nós temos o atraso na folha de pagamento tanto dos ativos, quanto dos aposentados; horas-extras, porque faz mais de ano que não se paga hora extra, e força o servidor a continuar prestando serviços extras; nós temos a questão das rescisões contratuais, existem trabalhadores que foram demitidos ou pediram demissão há três anos, e ainda não receberam o acerto de contas. A greve irá continuar até termos uma resposta satisfatória da prefeitura”, diz Maria Rejane.

Para Cosme Nogueira, presidente da FESERP/MG e secretário Formação Sindical da CSB, as ações do prefeito de São Sebastião do Paraíso demonstram total despreparo para administrar uma cidade. “Ele está desmontando administração pública da cidade.  Além disso, o não cumprimento da pauta de reivindicações dos servidores acordada entre o sindicato e a prefeitura agrava e muito a situação dos trabalhadores. A situação do município é de luto e indignação porque a cidade é governada por um tirano. Mas todos os tiranos podem ser vencidos. A FESERP-MG e a CSB estão nessa luta junto com os servidores”, afirmou Nogueira.

Compartilhe:

Leia mais
STF pauta ações trabalhistas
Servidores públicos podem ser contratados via CLT e outros regimes, valida STF; entenda
reunião juizes de paz bahia csb
CSB-BA apoia regulamentação da profissão de juiz de paz em reunião com governo do estado
pesquisa prioridades profissinais de TI Fenati
Fenati chama profissionais de TI para definir prioridades de atuação dos sindicatos; saiba
juros altos famílias endividadas
Juros altos mantêm famílias endividadas, diz CNC; Copom deve elevar Selic nesta quarta
audiencia ministério do trabalho prevenção acidentes motociclistas
Audiência no MTE discute prevenção de acidentes com motociclistas profissionais
Debate ALMG PL 2238 servidores Ipsemg
Sindicato dos Servidores do Ipsemg defende valorização da carreira em debate na ALMG
Luiz Marinho nega mudança seguro-desemprego
"Deveriam estudar legislação", diz Marinho sobre ideias que mudariam seguro-desemprego
Nota tecnica 09 conalis mpt resumo
Procurador do Trabalho resume principais pontos da Nota Técnica nº 09 da Conalis; entenda
TRT 15 Campinas
Há 80 anos, caso de assédio moral inaugurou Justiça do Trabalho em Campinas
atualização cadastro sindical 2024
Prazo para atualizar cadastro sindical no MTE termina em dezembro; saiba como