Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião do Paraíso fazem paralisação

Categoria protesta contra atraso no pagamento de salários e benefícios trabalhistas

Cerca de 200 servidores públicos de São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais, realizaram uma manifestação grevista pela cidade, nesta segunda-feira, 4 de julho, reivindicando uma resposta do prefeito, Rêmolo Aloise (PSDB), sobre os atrasos nos pagamentos dos salários, nas aposentadorias e benefícios trabalhistas – como abono salarial.

bfd6a477-79f2-47c9-98a9-8e20c94d7a22O movimento foi organizado pela CSB, Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais (FESERP-MG) e pelo Sindicato dos Servidores Públicos de São Sebastião do Paraíso (SEMPRE/SSPARAÍSO).

A greve foi deflagrada após o prefeito de São Sebastião do Paraíso (MG) dizer que iria devolver a gestão da Santa Casa da cidade para o Estado. “O prefeito alega que a Santa Casa deve ser administrada pelo governo estadual devido à falta de verba do município para a saúde. Porém repasses dos governos Estadual e Federal, que deveriam ser para uso exclusivo da saúde, estão sendo depositados em uma conta que se refere ao Fundo de Participação do Município (FPM), o que é ilegal. Isso é dinheiro da cidade, que não está sendo usado para servir a população. Além disso, muitos servidores serão demitidos com a mudança de gestão do hospital”, afirmou Maria Rejane Araújo, presidente do SEMPRE/SSPARAÍSO.

De acordo com a dirigente, esta ação do prefeito foi apenas a gota d’água dos problemas que os servidores têm enfrentado na cidade. “Nós temos o atraso na folha de pagamento tanto dos ativos, quanto dos aposentados; horas-extras, porque faz mais de ano que não se paga hora extra, e força o servidor a continuar prestando serviços extras; nós temos a questão das rescisões contratuais, existem trabalhadores que foram demitidos ou pediram demissão há três anos, e ainda não receberam o acerto de contas. A greve irá continuar até termos uma resposta satisfatória da prefeitura”, diz Maria Rejane.

Para Cosme Nogueira, presidente da FESERP/MG e secretário Formação Sindical da CSB, as ações do prefeito de São Sebastião do Paraíso demonstram total despreparo para administrar uma cidade. “Ele está desmontando administração pública da cidade.  Além disso, o não cumprimento da pauta de reivindicações dos servidores acordada entre o sindicato e a prefeitura agrava e muito a situação dos trabalhadores. A situação do município é de luto e indignação porque a cidade é governada por um tirano. Mas todos os tiranos podem ser vencidos. A FESERP-MG e a CSB estão nessa luta junto com os servidores”, afirmou Nogueira.

Compartilhe:

Leia mais
mpt-recomendacoes-questoes-trabalhistas-enchentes-no-rs
MPT orienta sobre questões trabalhistas relacionadas às enchentes no RS
xr:d:DAFqV4cl1zo:2,j:5154768171620944151,t:23080123
Nota da CSB: Sem olhar para o horizonte, trabalhadores vão pagar a conta
mobilizacao-da-csb-rs-e-sindicatos-para-ajudar-vitimas-das-enchentes
Mobilização da CSB-RS e sindicatos pelas vítimas das enchentes segue a todo vapor
enchentes-no-rs-sindicatos-de-presidente-prudente-arrecadam-doacoe
Enchentes no RS: Sindicatos de Presidente Prudente arrecadam doações para vítimas
trabalhadores-rurais-pautas-incra-e-ministerio-da-previdencia
CSB e trabalhadores rurais discutem pautas com Incra e Ministério da Previdência
Simone-Tebet-e-Fernando-Haddad-desvinculacao-aposentadoria-salario-minimo
Sindicatos repudiam ideia de desvincular aposentadoria do salário mínino
desoneracao-da-folha-de-pagamento-sera-extinta-ate-2028
Desoneração da folha de pagamento será gradualmente extinta até 2028
atingidos-por-enchentes-no-rs-terao-recursos-extras
Atingidos por enchentes no RS terão recursos extras: abono salarial, IR e outros; saiba
sindpd-sp-denuncia-grupo-sankhya-pejotizacao
Sindpd-SP denuncia Grupo Sankhya por pejotização de trabalhadores
sesi-decide-enviar-65-milhoes-de-ajuda-ao-rs
Conselho do Sesi decide enviar R$ 65 milhões de ajuda ao Rio Grande do Sul