Ação teve como objetivo garantir que os direitos conquistados com a redução da jornada de trabalho sejam mantidos
O Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba e Região realizou, no dia 3 de maio, uma assembleia na metalúrgica BorgWarner para garantir que os direitos dos trabalhadores fossem respeitados. O sindicato recebeu denúncias de que os empregados não concordavam em trabalhar aos sábados, por isso houve uma paralisação da produção no último dia 3 de maio.
De acordo com o diretor financeiro do sindicato, José Avelino Pereira (Chinelo), a empresa reduziu a jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais, no entanto ‑ para não diminuir a produção ‑ fez com que o primeiro turno trabalhasse aos sábados. “Eles não consultaram os empregados para essa mudança que prejudica a vida familiar do trabalhador. Isso é uma forma de coação, porque quem não está de acordo é demitido. Além disso, com um dia de folga a menos o trabalhador passa a render menos, pois ele está cansado”, avalia.
Na assembleia, a maioria decidiu não trabalhar aos sábados. O sindicato se comprometeu a entrar em contato com a empresa para negociar a jornada de trabalho. “Uma possibilidade é a escala de turnos no plantão”, disse Igor Tiago Pereira , presidente do sindicato.