Central dos Sindicatos Brasileiros

Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba fecha acordo de PLR na Kromberg & Schubert

Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba fecha acordo de PLR na Kromberg & Schubert

A Participação nos Lucros e/ou Resultados será paga em duas parcelas e pode chegar a 2 mil reais

Na última semana, o Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba (Sindmetal-Itatiba) deu mais um passo na conquista dos direitos dos trabalhadores ao fechar acordo de PLR com a empresa Kromberg & Schubert. O valor do benefício será de R$ 1.800,00 – e corresponderá ao período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2014 ‑, podendo  chegar a R$ 2.000,00 caso as metas de produção sejam atendidas. A PLR será paga em duas parcelas.DSC08325

O sindicato também conseguiu firmar um Acordo Coletivo com a metalúrgica referente à jornada de trabalho. Agora, será implementada a “semana espanhola” – forma de compensação de jornada de trabalho em que o empregado que faz jornada semanal de 44 horas trabalha 40 horas numa semana, e 48 horas na outra, sempre de modo alternado. Assim, ao invés de trabalhar todos os sábados ‑ no chamado “meio período” (4 horas) ‑, o empregado trabalha 8 horas neste dia, sempre folgando no sábado seguinte. “Uma de nossas bandeiras deste ano é que as empresas da região diminuam a jornada de trabalho e passe a vigorar as 40 horas semanais. Não queremos que a mudança aconteça de uma hora para outra, mas pode ser uma alteração progressiva”, disse Igor Tiago Pereira, presidente do sindicato.

Segundo o dirigente do Sindmetal-Itatiba e vice-presidente da CSB, José Avelino Pereira, o Chinelo, depois de dois meses de negociações, esse é mais um ano no qual a categoria triunfa. “ O sindicato contribui mais uma vez para o aumento da qualidade de vida da família metalúrgica. Com o nosso reajuste na PLR e com a mudança na jornada, conseguimos garantir uma qualidade de vida melhor para os trabalhadores”, afirma. Além disso, a PLR contribui para o crescimento da economia local, já que 99% dos 3.100 colaboradores da Kromberg & Schubert são moradores de Itatiba.