Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba e Região comemora 27 anos de fundação e lembra conquistas para os trabalhadores

O Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba e Região comemora nesta terça-feira (29) seu 27º aniversário de fundação. 29 ANOS SINDICATO 1São quase três décadas de lutas contínuas e uma série de conquistas para trabalhadores que representam a categoria em indústrias de Itatiba, Vinhedo, Itupeva, Louveira, Jarinu e Morungaba.

“Me lembro como se fosse hoje. Já se passaram quase três décadas mas tenho claramente na memória como foi importante para toda a nossa categoria aquele dia 29 de março de 1989”, diz José Avelino Pereira, o Chinelo, um dos fundadores da entidade onde hoje atua como diretor financeiro.

De acordo com ele, a chegada do Sindicato dos Metalúrgicos à região de Itatiba fez com que as empresas passassem a profissionalizar e dar mais atenção a seus funcionários. “Naquela época não tinha registro em carteira de trabalho. Os colegas metalúrgicos eram contratados e após os 90 dias de experiência eram dispensados, ou então continuavam trabalhando sem ter os seus direitos assegurados”, lembra.

Ao recordar a fundação do Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba, Chinelo destaca a importância de companheiros que, segundo ele, foram fundamentais para o crescimento da representatividade sindical. “Não podemos deixar de lembrar dos amigos Zé Gaiola, Nega Luzia, seu Antônio, Silvani, Cardoso e Cabeça”, diz ele. “Foi este grupo que ajudou o Sindicato a chegar onde está hoje”.

CONQUISTAS

Além do direito a registro em carteira, Chinelo lembra que foi com muita luta que os empresários da região se convenceram da importância de dar a seus empregados planos de saúde, cestas básicas ou vale-alimentação, assim como transporte e a garantia do piso salarial.

“Foi uma luta danada convencer o patrão a dar o café da manhã aos trabalhadores do primeiro turno. Foi uma luta fazer com que eles entendesse que, bem alimentados, produziam mais. Tivemos de fazer os patrões enxergarem que se os trabalhadores usassem o salário para tomar café em casa, isso faria falta a seus familiares”, conta.

REPRESENTATIVIDADE

Como um dos fundadores, Chinelo também faz questão de lembrar que os Metalúrgicos de Itatiba participaram da criação das principais centrais sindicais do País. Hoje, ele próprio atua como primeiro vice-presidente da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), uma das representações dos trabalhadores que mais crescem em todo o País.

Chinelo também destaca a participação do Sindicato em entidades nacionais e internacionais, como a Fitmetal e a29 ANOS SINDICATO 3 FSM (Federação Sindical Mundial). “Recentemente, representando a CSB, conquistamos um assento no Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), que é o órgão que faz a gestão dos recursos do FGTS”, explica.

LONGEVIDADE

Atual presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba e Região, Igor Tiago Pereira é quem tem direcionado as ações da entidade nos últimos anos. Para ele, o atual momento enfrentado pelo País é um dos mais difíceis já sofridos pelos trabalhadores.

“Assumimos a missão de continuar a luta em defesa dos metalúrgicos de nossa região já de algum tempo e percebemos o quanto o sindicato é importante na defesa dos direitos dos trabalhadores. É esta entidade que comandamos que tem enfrentado o desemprego na nossa região, buscando diálogo com as empresas e fazendo com que os patrões reflitam sobre a importância do trabalho para os milhares de chefes de famílias que representados”, avalia. “É por tudo isso que estaremos sempre em alerta, lutando para o bem do trabalhador que representamos”.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba e Região

Compartilhe:

Leia mais
Resolução CNJ veta questionamento acordos justiça do trabalho
Resolução do CNJ veda questionamento de acordos homologados pela Justiça do Trabalho
Greve portuários EUA ILA union
Portuários dos EUA entram em greve pela 1ª vez em quase 50 anos e paralisam 36 portos
jovens primeiro emprego dieese
Dieese: jovens querem trabalhar, mas enfrentam precarização e falta de oportunidades
Fachadas ministérios regras recesso fim de ano 2024 servidores federais
Governo define regras do recesso de fim de ano para servidores federais
Desemprego cai e renda cresce no Brasil agosto 2024
Renda média dos trabalhadores cresce 5,1% em um ano e volume total bate recorde
Reforma trabalhista é precarizante
Sete anos depois, reforma trabalhista é reconhecida como precarizante
atualizacao-de-dados-sindicatos-cnes-ministerio-do-trabalho
Entidades sindicais devem atualizar cadastro até 31 de dezembro, define MTE
Sindimais 2024
Presidente da CSB confirma participação no SindiMais, maior evento sindical do país
carteira de trabalho e notas de real
Renda dos trabalhadores aumentou graças às negociações coletivas, diz BC
compromisso sindpd sindiesp
Sindpd e Sindiesp firmam compromisso para fortalecer luta no setor de TI