Pela saúde pública, servidores e população de Guarulhos se unem em mobilização

Falta de medicamentos e insumos é uma das reclamações do Conselho Municipal de Saúde

Servidores municipais se uniram à população, aos movimentos sociais e à Igreja Católica, e realizaram na tarde desta terça-feira (20), na Praça Getúlio Vargas, região central de Guarulhos, um grande ato em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da saúde no município.

Convocada pelo Conselho Municipal de Saúde de Guarulhos (SP), o ato, que contou com a participação de mais de 800 pessoas, se transformou em uma passeata até a sede do Ministério Público Estadual (MPE), onde foi entregue um documento com denúncias das precariedades da pasta.

Segundo o secretário-geral dos Sindicatos dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal de Guarulhos (STAP) e presidente do Conselho Municipal, Rogério de Oliveira, foram denunciados principalmente a falta de medicamento, insumos e profissionais

“A mobilização teve uma aceitação muito boa da população. O foco principal foi a falta de medicamentos e insumos, mas na denúncia que levamos ao MPE também consta a falta de profissionais. Hoje, as pessoas vão com uma receita com cinco medicações e só retiram um, faltam cerca de 80% dos remédios. O secretário de Saúde admite, mas justificativa que as compra estão em secretarias diferentes, o que prejudica a compra”, disse Oliveira, garantindo que há cobrança desde janeiro, mas nenhuma providência foi tomada nem após recorrerem aos membros do Legislativo.

A mobilização contou com o apoio Federação dos Sindicatos dos Servidores e Funcionários Públicos das Câmaras de Vereadores, Fundações, Autarquias e Prefeitura Municipais do Estado de São Paulo (FESSPMESP), que disponibilizou um carro de som.

O presidente da Federação, filiada à Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Aires Ribeiro, acredita que é papel do movimento sindical lutar pelas causas da população também. “A presença da Federação é no sentido de dar, não somente ao sindicato, mas também ao Conselho Municipal de Saúde e à população o suporte com a logística e caminhão de som. O sindicato está cumprindo o papel dele de não só acompanhar e defender os trabalhadores, como o seu papel social de defender aqueles que são os nossos verdadeiros patrões, que é a população. O movimento tem este caminho de defender o serviço público de qualidade, os servidores e defender também a população com mais investimentos”, finalizou Ribeiro, que também é vice-presidente nacional da CSB.

Compartilhe:

Leia mais
almirante othon recebe honraria da academia brasileira de ciencia
Mais importante cientista nuclear brasileiro, almirante Othon recebe honraria da ABC
Reunião ministério do trabalho benzeno
Sindicatos pedem debate amplo sobre revisão de NR que protege trabalhador exposto ao benzeno
fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população
Fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população, aponta pesquisa
justiça do trabalho sp aplica multa ao ifood e manda contratar entregadores
Justiça do Trabalho em SP multa iFood em R$ 10 milhões e manda app contratar entregadores
acampamento marielle franco pontal do paranapanema sp
Incra cadastra famílias em acampamento do MAST no Pontal do Paranapanema (SP)
ministro rui costa e ministra simone tebet
Mercado financeiro joga contra o país e ignora indicadores positivos, afirmam ministros
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Emprego em alta e benefícios sociais reduzem pobreza no Brasil a menor patamar da história
trabalho intermitente salário minimo 2023
3 em cada 4 trabalhos intermitentes pagaram menos que um salário mínimo em 2023
glovo ifood espanhol contratará entregadores
"iFood" espanhol passa a contratar entregadores após multas milionárias e CEO investigado
piso regional rs reajuste 2024
Piso regional do Rio Grande do Sul terá reajuste de 5,25%; confira valores por faixa salarial