Pela saúde pública, servidores e população de Guarulhos se unem em mobilização

Falta de medicamentos e insumos é uma das reclamações do Conselho Municipal de Saúde

Servidores municipais se uniram à população, aos movimentos sociais e à Igreja Católica, e realizaram na tarde desta terça-feira (20), na Praça Getúlio Vargas, região central de Guarulhos, um grande ato em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da saúde no município.

Convocada pelo Conselho Municipal de Saúde de Guarulhos (SP), o ato, que contou com a participação de mais de 800 pessoas, se transformou em uma passeata até a sede do Ministério Público Estadual (MPE), onde foi entregue um documento com denúncias das precariedades da pasta.

Segundo o secretário-geral dos Sindicatos dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal de Guarulhos (STAP) e presidente do Conselho Municipal, Rogério de Oliveira, foram denunciados principalmente a falta de medicamento, insumos e profissionais

“A mobilização teve uma aceitação muito boa da população. O foco principal foi a falta de medicamentos e insumos, mas na denúncia que levamos ao MPE também consta a falta de profissionais. Hoje, as pessoas vão com uma receita com cinco medicações e só retiram um, faltam cerca de 80% dos remédios. O secretário de Saúde admite, mas justificativa que as compra estão em secretarias diferentes, o que prejudica a compra”, disse Oliveira, garantindo que há cobrança desde janeiro, mas nenhuma providência foi tomada nem após recorrerem aos membros do Legislativo.

A mobilização contou com o apoio Federação dos Sindicatos dos Servidores e Funcionários Públicos das Câmaras de Vereadores, Fundações, Autarquias e Prefeitura Municipais do Estado de São Paulo (FESSPMESP), que disponibilizou um carro de som.

O presidente da Federação, filiada à Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Aires Ribeiro, acredita que é papel do movimento sindical lutar pelas causas da população também. “A presença da Federação é no sentido de dar, não somente ao sindicato, mas também ao Conselho Municipal de Saúde e à população o suporte com a logística e caminhão de som. O sindicato está cumprindo o papel dele de não só acompanhar e defender os trabalhadores, como o seu papel social de defender aqueles que são os nossos verdadeiros patrões, que é a população. O movimento tem este caminho de defender o serviço público de qualidade, os servidores e defender também a população com mais investimentos”, finalizou Ribeiro, que também é vice-presidente nacional da CSB.

Compartilhe:

Leia mais
Lula critica fala de campos neto
Lula critica fala de Campos Neto sobre aumento de salários ser uma "preocupação"
Manifestação contra juros altos 30 de julho
Centrais sindicais farão ato contra juros altos: cada 1% na Selic custa R$ 38 bi ao povo
eduardo leite nova proposta servidores
Governo do RS adia projetos de reestruturação de carreiras de servidores e anuncia mudanças
Grupo de Trabalho estudará impactos da inteligência artificial
Governo cria grupo para estudar impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
GT do G20 sobre emprego em Fortaleza
CSB em reunião do G20: temas discutidos aqui são colocados em prática pelos sindicatos
adolescentes trabalho escravo colheita batatas cerquilho sp
SP: Operação resgata 13 adolescentes de trabalho escravo em colheita de batatas
sindicam-ba filia-se csb
Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Bahia filia-se à CSB
Parceria Brasil-EUA contra calor extremo trabalhadores
Parceria Brasil-EUA pelos Trabalhadores e OIT debatem ação contra calor extremo
BNDES abre concurso 2024 veja edital
BNDES abre concurso com 150 vagas e salário inicial de R$ 20 mil; acesse edital
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil