Servidores do Mato Grosso se mobilizam contra calote do RGA e devem parar no dia 24

Fórum Sindical se reuniu com parlamentares, que estão intermediando negociações entre categoria e governo

Os servidores do estado do Mato Grosso estão mobilizados a favor do pagamento do Reajuste Geral Anual (RGA), que o atual governador Pedro Taques (PSDB) ameaça não fazer. Crise financeira e o atual cenário político brasileiro foram as alegações para o não pagamento do benefício. Após as assembleias realizadas pelos diversos sindicatos ligados à categoria, os servidores fizeram, na última terça-feira (17), uma caminhada que contou com a presença de aproximadamente 10 mil pessoas, que se concentraram em frente à secretária estadual de gestão.

394272d3-41a6-4426-b5c4-c2a6fde2c715

Em seguida, o grupo passou em frente à Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), onde fizeram um ato em defesa da taxação das commodities. A manifestação terminou em frente ao prédio da assembleia estadual, onde líderes sindicais se reuniram com deputados, que tentam intermediar um acordo entre a categoria e o governo estadual. No encontro, os parlamentares sugeriram o parcelamento do RGA. Na proposta, o benefício seria pago em duas parcelas, a primeira de 7,5%, ainda em maio, e a segunda de 3,77%, em junho, com a respectiva correção.

Representado pelo Fórum Sindical – união voluntária de sindicatos com o objetivo de discutir pautas em comum no estado do Mato Grosso – cerca de 25 sindicatos, que tem em sua base aproximadamente 60 mil servidores, devem entrar em greve, na próxima terça-feira (24), caso não haja nenhuma mudança de postura por parte do governo, que prometeu enviar uma proposta oficial nessa sexta-feira (20).

Segundo o integrante da Direção Nacional da Central dos Sindicatos Brasileiros, Antonio Wagner Nicácio de Oliveira, a expectativa do Fórum é de que a greve tenha adesão de pelo menos 80% dos servidores.  “Após receber a proposta da administração, cada sindicado deve se reunir em assembleia para tomar a decisão final em relação à greve. Muitos sindicatos já se manifestaram dizendo que não haverá acordo e só aceitarão pagamento integral, sem parcelamentos, assim como aconteceu em 2015”, falou o dirigente.

Atuação

Movimento forte e unificado, a luta dos servidores contra o calote do RGA ganhou um imp2c99feb6-4a69-4414-8f6a-ab323ac92161ortante aliado, a CSB, que integra desde o começo dessa semana o Fórum Sindical, como  uma entidade de grau superior. Para a Central, será mais um canal de diálogos e debates. “Somos a primeira central que faz parte efetivamente do Fórum Sindical. Vamos ajudar nas mobilizações e no seu financiamento. Aqui no Mato Grosso, os sindicatos sempre tomaram frente. Nesse momento passamos a ter um papel preponderante nessa discussão com todas as categorias, passando a ter uma visibilidade com elas”, falou Wagner.

Ainda segundo Wagner, somente os funcionários do poder executivo ainda não receberam o benefício. “O Judiciário já recebeu o RGA, a assembleia também vai pagar, o Ministério Público já recebe desde janeiro e o Executivo, que arrecada e que organiza todas as políticas públicas, está ficando de fora com esse tipo de política discriminatória”, finalizou.

Compartilhe:

Leia mais
almirante othon recebe honraria da academia brasileira de ciencia
Mais importante cientista nuclear brasileiro, almirante Othon recebe honraria da ABC
Reunião ministério do trabalho benzeno
Sindicatos pedem debate amplo sobre revisão de NR que protege trabalhador exposto ao benzeno
fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população
Fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população, aponta pesquisa
justiça do trabalho sp aplica multa ao ifood e manda contratar entregadores
Justiça do Trabalho em SP multa iFood em R$ 10 milhões e manda app contratar entregadores
acampamento marielle franco pontal do paranapanema sp
Incra cadastra famílias em acampamento do MAST no Pontal do Paranapanema (SP)
ministro rui costa e ministra simone tebet
Mercado financeiro joga contra o país e ignora indicadores positivos, afirmam ministros
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Emprego em alta e benefícios sociais reduzem pobreza no Brasil a menor patamar da história
trabalho intermitente salário minimo 2023
3 em cada 4 trabalhos intermitentes pagaram menos que um salário mínimo em 2023
glovo ifood espanhol contratará entregadores
"iFood" espanhol passa a contratar entregadores após multas milionárias e CEO investigado
piso regional rs reajuste 2024
Piso regional do Rio Grande do Sul terá reajuste de 5,25%; confira valores por faixa salarial