Servidores de Xangri-lá (RS) cobram resposta da prefeitura sobre reivindicações

A assembleia geral dos servidores do município de Xangri-lá definiu, na noite desta quinta-feira (09), ocorrida na Câmara de Vereadores, a pauta com as reivindicações dos servidores a ser apresentada ao prefeito Cilon Rodrigues da Silveira.

Os servidores exigem a exoneração do Secretário da Administração e do Assistente Jurídico do Gabinete do Prefeito, por considerar que estes são os responsáveis diretos pelas medidas que arbitrariamente retiraram da base de incidência a insalubridade e periculosidade.

Com base em Laudo Técnico, solicitado pelo Sindicato, assinado pela Técnica de Segurança do Trabalho, Juliana Volpato, que apontou o descumprimento de uma série de normas de segurança do trabalho, que vai desde a falta de equipamentos de proteção individual e outras inadimplências em relação à segurança dos servidores, a categoria exige a plena observância e cumprimento de todas as normas que assegurem a proteção dos trabalhadores.

A categoria exige, também, a resolução dos mais variados problemas de ambiente do trabalho, detectados pelo Laudo que conclui que apesar do conhecimento da administração dos riscos que os trabalhadores estão expostos e a necessidade de implementação de procedimentos de segurança e proteção a saúde e a vida do trabalhador, nada foi feito pelo Município.

Consta, ainda, entre as exigências dos servidores, a redução da carga horária de 44 para 40 horas semanais, a manutenção da base de incidência da insalubridade e periculosidades, retirada arbitrariamente pela administração.

Além disso, exigem que o pagamento da insalubridade e periculosidades sejam estendidas durante o cumprimento de horas extras.

Os servidores também querem a revogação do decreto de banco de horas e a contratação de servidores para as áreas que não foram preenchidas.

Outra exigência dos servidores de Xangri-lá é que haja a valorização da procuradoria do Município.

A assembleia decidiu que a pauta, que será protocolada nesta sexta-feira (10), deverá ser analisada e respondida pelo Prefeito Cilon, até a próxima terça-feira (14), às 10h. “Estamos sendo bem flexíveis no prazo, uma vez que o Prefeito já sabe quais são as reclamações da categoria”, afirma Fernanda Grassi Veloso, presidenta do Sindicato dos Municipários de Capão da Canoa e Xangri-lá – SIMCCX.

Segundo o vice-presidente do SIMCCX, Jesus Salvador da Silva, na terça-feira, após o posicionamento do Prefeito Cilon, a Comissão de Negociação se reunirá com a direção do Sindicato para fazer uma primeira avaliação da resposta da administração de Xangri-lá e em seguida, haverá a continuidade da assembleia, com uma nova reunião às 19h, onde todos os servidores vão decidir se aceitam a proposta da Prefeitura, ou quais os movimentos que serão realizados.

“A categoria está bastante mobilizada e disposta a ir para a luta, caso o Prefeito não atenda nossas reivindicações. Há indicativo de greve e os servidores estão preparados para isso”, afirmou Jesus Salvador da Silva.

Segundo Fernanda, a expectativa é que o diálogo prevaleça e que o gestor municipal respeite e atenda as demandas da categoria, que se referem aos direitos básicos a um ambiente de trabalho em condições dignas.

“Nós preferimos que não seja necessário paralisar o trabalho e isso só depende do Prefeito Cilon. Está nas mãos dele oferecer condições de trabalho com segurança e respeitar os servidores, ou obrigar que a categoria busque a prevalência dos seus direitos pela mobilização.”, garante a presidenta do SIMCCX.

Fonte:  SIMCCX

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem