Servidores de Xangri-lá (RS) cobram resposta da prefeitura sobre reivindicações

A assembleia geral dos servidores do município de Xangri-lá definiu, na noite desta quinta-feira (09), ocorrida na Câmara de Vereadores, a pauta com as reivindicações dos servidores a ser apresentada ao prefeito Cilon Rodrigues da Silveira.

Os servidores exigem a exoneração do Secretário da Administração e do Assistente Jurídico do Gabinete do Prefeito, por considerar que estes são os responsáveis diretos pelas medidas que arbitrariamente retiraram da base de incidência a insalubridade e periculosidade.

Com base em Laudo Técnico, solicitado pelo Sindicato, assinado pela Técnica de Segurança do Trabalho, Juliana Volpato, que apontou o descumprimento de uma série de normas de segurança do trabalho, que vai desde a falta de equipamentos de proteção individual e outras inadimplências em relação à segurança dos servidores, a categoria exige a plena observância e cumprimento de todas as normas que assegurem a proteção dos trabalhadores.

A categoria exige, também, a resolução dos mais variados problemas de ambiente do trabalho, detectados pelo Laudo que conclui que apesar do conhecimento da administração dos riscos que os trabalhadores estão expostos e a necessidade de implementação de procedimentos de segurança e proteção a saúde e a vida do trabalhador, nada foi feito pelo Município.

Consta, ainda, entre as exigências dos servidores, a redução da carga horária de 44 para 40 horas semanais, a manutenção da base de incidência da insalubridade e periculosidades, retirada arbitrariamente pela administração.

Além disso, exigem que o pagamento da insalubridade e periculosidades sejam estendidas durante o cumprimento de horas extras.

Os servidores também querem a revogação do decreto de banco de horas e a contratação de servidores para as áreas que não foram preenchidas.

Outra exigência dos servidores de Xangri-lá é que haja a valorização da procuradoria do Município.

A assembleia decidiu que a pauta, que será protocolada nesta sexta-feira (10), deverá ser analisada e respondida pelo Prefeito Cilon, até a próxima terça-feira (14), às 10h. “Estamos sendo bem flexíveis no prazo, uma vez que o Prefeito já sabe quais são as reclamações da categoria”, afirma Fernanda Grassi Veloso, presidenta do Sindicato dos Municipários de Capão da Canoa e Xangri-lá – SIMCCX.

Segundo o vice-presidente do SIMCCX, Jesus Salvador da Silva, na terça-feira, após o posicionamento do Prefeito Cilon, a Comissão de Negociação se reunirá com a direção do Sindicato para fazer uma primeira avaliação da resposta da administração de Xangri-lá e em seguida, haverá a continuidade da assembleia, com uma nova reunião às 19h, onde todos os servidores vão decidir se aceitam a proposta da Prefeitura, ou quais os movimentos que serão realizados.

“A categoria está bastante mobilizada e disposta a ir para a luta, caso o Prefeito não atenda nossas reivindicações. Há indicativo de greve e os servidores estão preparados para isso”, afirmou Jesus Salvador da Silva.

Segundo Fernanda, a expectativa é que o diálogo prevaleça e que o gestor municipal respeite e atenda as demandas da categoria, que se referem aos direitos básicos a um ambiente de trabalho em condições dignas.

“Nós preferimos que não seja necessário paralisar o trabalho e isso só depende do Prefeito Cilon. Está nas mãos dele oferecer condições de trabalho com segurança e respeitar os servidores, ou obrigar que a categoria busque a prevalência dos seus direitos pela mobilização.”, garante a presidenta do SIMCCX.

Fonte:  SIMCCX

Compartilhe:

Leia mais
Assédio eleitoral trabalhador indenização
Assédio eleitoral: trabalhador demitido por negar apoio a Bolsonaro será indenizado
Lula precisa dar mais segurança aos trabalhadores
Governo Lula precisa honrar seus compromissos e dar mais segurança aos trabalhadores
Golpe internet indenização trabalhista
Justiça alerta para novo golpe sobre pagamento de indenizações trabalhistas
ataque israel líbano beirute 2024
Nota: centrais pedem diálogo pela paz em meio à escalada de conflitos pelo mundo
greve trabalhadores portos estados unidos
Presidente Biden apoia greve de portuários: "empresas devem dividir lucros recordes"
CSB inauguração sala darcy ribeiro puc sp
Com apoio da CSB, sala em homenagem a Darcy Ribeiro é inaugurada na PUC-SP
empregos na industria brasileira 2024
Criação de empregos na indústria cresce 83% em 2024, com 344 mil novos postos
diretoria eleita sindpd-sp
Justiça aponta mentiras de militantes da UP e confirma lisura da eleição do Sindpd-SP
Resolução CNJ veta questionamento acordos justiça do trabalho
CNJ veda questionamento de acordos homologados pela Justiça do Trabalho
Greve portuários EUA ILA union
Portuários dos EUA entram em greve pela 1ª vez em quase 50 anos e paralisam 36 portos