Servidores de Fortaleza fazem manifestação por reajuste salarial

Categoria pode entrar em greve por tempo indeterminado caso a reivindicação não seja atendida

Os servidores municipais de Fortaleza fizeram uma manifestação pelo centro da cidade reivindicando reajustes salariais para toda a categoria. Os trabalhadores discordam dos percentuais propostos pela prefeitura – aumento de 10,67%, em 2016, de forma parcelada – e reivindica outras alternativas.

Ao todo 200 servidores participaram da manifestação, no dia 21 de março, que teve o apoio da CSB. A Central foi representada pelo vice-presidente Francisco Albuquerque Moura. “Nós, da Central dos Sindicatos Brasileiros, temos apenas um lado, o dos trabalhadores, por isso apoiamos a luta dos servidores de Fortaleza. Os trabalhadores realizaram uma caminhada pelas ruas, reivindicando reajuste salarial, abertura de novos concursos públicos e a garantia de aposentadorias e pensões do Regime de Previdência dos Servidores do Município de Fortaleza”, contou.

cf703165-b125-47f5-bed2-4b62c059340fNo começo do mês de março, o prefeito, Roberto Cláudio (PDT), propôs que o pagamento do reajuste fosse  parcelado: 2% seriam pagos a partir de março, e em dezembro seriam pagos os outros 8,67%. “Essa proposta chega a ser ofensiva para a categoria. Só nos dois primeiros meses, Fortaleza já tem 2,25% de inflação. Esse reajuste proposto não repõe nem a inflação de 2015 e nem a de 2016. Desde o ano de 2008 os salários dos servidores são reajustados apenas para repor a inflação, mas neste ano nem isso vai acontecer. Para termos um aumento real, teríamos que ter um reajuste 22% pelo menos”, disse Gleison Cunha, presidente do Sindicato dos Guardas 6f01217e-ab55-4550-9312-9ce9b1266bbeMunicipais do Estado do CEARÁ (SINGMEC).

Segundo Plácido Sobreira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Saúde de Fortaleza (Sintsaf), o reajuste mínimo que a categoria deveria receber é de pelo menos 12,5%.  “Nós não descartamos a possibilidade de greve dos servidores em Fortaleza caso a prefeitura não apresente uma contraproposta. Não iremos aceitar essa indecência de proposta que a prefeitura nós fez. Queremos que uma proposta intermediária seja apresentada, pelo menos, para amenizar o prejuízo e assegurar o direito dos trabalhadores”, afirma.

Compartilhe:

Leia mais
encontro csb encerramento
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: Tribuna livre e encerramento
CSB no Senado Flavio Werneck 9-5-25
No Senado, CSB lembra como todo direito trabalhista foi conquistado com resistência
brasil fecha acordos com a china
Brasil fecha acordos com gigantes chinesas em tecnologia, logística e outras áreas
greve rodoviários rio grande rs
Rodoviários de Rio Grande (RS) entram em greve e paralisam 100% da frota de ônibus na cidade
Design sem nome (2) (1)
CSB defende transição tecnológica justa em reunião de conselheiros com ministra Gleisi Hoffmann
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas