Central dos Sindicatos Brasileiros

Servidores da fiscalização agropecuária entram em greve no Maranhão

Servidores da fiscalização agropecuária entram em greve no Maranhão

CSB trabalha para que o governo do Estado conceda à categoria adicional de insalubridade e promova a realização de concurso público na área

Desde o dia 8 de setembro, os servidores públicos do grupo de Atividades de Fiscalização Agropecuária (AFA), da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged-MA), estão em greve. A categoria apresentou desde junho de 2013 uma pauta de reivindicações que ainda não foi atendida pelo governo do Estado. A isonomia salarial, o adicional de insalubridade e a realização de concurso público para o setor estão entre as mais urgentes necessidades da categoria. Hoje, 50% dos funcionários da Aged são terceirizados.

Para Wennder Rocha, diretor do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA) e representante da CSB no Estado, as reivindicações dos servidores são o mínimo necessário para a manutenção da qualidade do trabalho e de vida da categoria.

“Os profissionais da fiscalização agropecuária trabalham 40 horas semanais, sendo que trabalhadores do mesmo grupo ocupacional atuam por 30 horas. Onde está a isonomia aí?”, critica o diretor.

SINFA2A greve, segundo o dirigente, foi deflagrada como última alternativa, uma vez que várias reuniões de negociação foram realizadas, mas sem o resultado justo para os servidores. “Percebemos que não havia um pronunciamento objetivo e oficial para a categoria. Por isso a greve foi necessária”, argumentou Wennder Rocha.

O SINFA-MA pede celeridade, entre outros processos, na organização da infraestrutura necessária para a realização dos exames médicos periciais necessários para o pagamento do adicional de insalubridade. A diretoria trabalha para que esta e as demais reivindicações da categoria sejam regulamentadas ainda este ano para que, em 2015, os servidores recebam seus direitos.

A atuação do Sindicato, com o apoio da CSB, possibilitou a abertura das negociações com os representantes do governo do Maranhão. “Como dirigente da Central, usarei o respeito e o prestígio da CSB para agilizar todos os processos que deem mais tranquilidade e condições de trabalho dignas para os servidores”, declarou Rocha.

A diretoria do SINFA-MAmarcou para o dia 18 uma assembleia com a categoria para decidir os rumos da greve.

Pauta de Reivindicações 2014 dos servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão

Realização do concurso público para Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão, conforme número de vagas criadas pela Lei 9.522, de 20 de novembro de 2011.
Celeridade na tramitação dos processos de Adicional de Insalubridade, Lei 6.107, de 27 de julho de 1994, Subseção XII.
Alteração do Art. 29 da Lei 9.492, de 10 de novembro de 2011, conforme nova redação.
Concessão de gratificação conforme Art. 74 da Lei 6.107, de 27 julho de 1994.
Isonomia salarial com o grupo de Tributação, Arrecadação e Fiscalização (TAF), conforme remuneração do grupo Estratégico – Lei Estadual 9.664, de 17 de julho de 2012.
Criação dos cargos e gratificações para os servidores das UVL – Unidade Veterinária Local, EAC – Escritório de Atendimento à Comunidade e setores ligados às diretorias técnicas.
Regulamentação das atividades das barreiras zoofitossanitárias.