Durante o evento, o secretário de Mobilização da Central no estado ministrou palestra sobre restruturação do instituto de saúde e campanha salarial
O Sindicato dos Servidores Públicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Sindagri) participou, nesta quarta-feira (16), na Escola Joaquim Magalhães, na cidade de Itapipoca, 140 km da capital cearence, da primeira edição da Caravana do Fórum das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais (Fuaspec).
Dimas Oliveira, vice-presidente do sindicato e secretário de Mobilização da CSB Ceará apresentou palestra sobre a necessidade de reestruturação do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Iseec), as mudanças previdenciárias e a Campanha Salarial 2018.
“Falamos sobre as mudanças previdenciárias e como isso vai afetar o trabalhador, mostramos os motivos que levaram ao desmonte do Iseec – que é similar a um plano de saúde voltado ao servidor público – e a precarização dos serviços. Levamos para eles por que tem servidor público morrendo por falta de atendimento. Apresentamos o cenário e o histórico, além da luta pela restruturação, que só vamos conseguir se houver pressão política, e, para isso, precisamos do apoio popular. O último tópico abordado foi sobre a campanha salarial. Faz dois anos que o governo do Ceará não dá reajuste linear. Está faltando mobilização para conseguirmos esses reajustes”, explicou Dimas, que destacou a importância de se realizar das caravanas.
“As instituições que representam os trabalhadores estão vivendo uma grande falta de credibilidade. A ideia dessas caravanas é levar para os servidores do interior o conhecimento, a real situação do estado e aproveitar para mobilizá-los para a hora que precisarmos realmente ir para o embate, ir para luta”, completou.
A próxima edição da caravana do Fuaspec acontecerá na segunda semana do mês de setembro, na cidade de Cariri (CE). Ainda devem acontecem mais três edições da caravana em diversas cidades do estado.
Além dos servidores de diversas pastas, outras entidades também participam desta ação, entre elas, Fetrance, Sindetran, Aspramece, Asseec, Asstds, Asenmesc, Sindagri, Sintbem, Assema e Mova-se.