SENPA realiza terceiro encontro de formação sindical do Pará

Evento debateu a realidade da categoria e contou com palestra sobre a reforma da Previdência

Com o apoio da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), o Sindicato dos Enfermeiros do Estados do Pará (SENPA) realizou na última sexta-feira (17) e sábado (18), na sede campestre da entidade, na cidade de Benevides (PA), a terceira edição do encontro de formação sindical do estado do Pará, que teve como objetivo a capacitação e melhora na organização sindical nos locais de trabalho, além de lutas de classes e democratização dos meios de comunicação e sindical.

O evento contou com a participação de aproximadamente 50 dirigentes, que representaram sindicatos dos enfermeiros de diversas cidades do Estado. O encontro abordou assuntos nacionais como a reforma previdenciária e temas mais específicos, como Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), reposição salarial, condições de trabalho, funcionamento adequado e transparente nos conselhos de saúde, além de demissões involuntárias e substituições de profissionais experientes.

Segundo a presidente do SENPA, Antonia Trindade, além de discutir esses temas, foram estabelecidas metas. “Tratamos de metas para que os profissionais daqui a 30 dias possam dar retorno dos trabalhos que eles vão desenvolver, fazendo reuniões nas secretárias de saúde e levantando problemas para que a gente consiga ajudar através de ofícios administrativos e assessoria jurídica”, falou Antônia, que fez uma avaliação positiva do encontro.

“Pela atual conjuntura do Brasil, podemos afirmar que o evento foi muito positivo. Conseguimos neste encontro anual estabelecer nossos trabalhos para o ano de 2017, principalmente, junto aos prefeitos e algumas reformas que eles estão realizando, como o não pagamento, corte de benefícios e o aumento de carga horária sem aumento de salários, entre outras”, explicou a presidente do SENPA.

O evento também foi uma preparação para outro encontro que deve acontecer em outubro ou novembro. Secretário de Formação Sindical da CSB, Cosme Nogueira foi um dos palestrantes e falou sobre as reformas da Previdência e trabalhista, além da atual conjuntura internacional. Para Nogueira, a realização deste tipo de evento é um retrato do esforço do movimento sindical.

“Eu diria que a realização desses eventos é mais do que importante; eles são necessários, pois esses dirigentes sindicais são indispensáveis elos entre a base e a Central. No estado do Pará, o movimento sindical é diferenciado, as pessoas viajam 24 horas de barco e depois mais duas horas de avião, o que demonstra o grau de interesse deles e como valorizam essas realizações”, falou Nogueira, que também é presidente da Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais (FESERP-MG).

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil