Central dos Sindicatos Brasileiros

SENPA realiza manifestação dos servidores públicos no Pará

SENPA realiza manifestação dos servidores públicos no Pará

Ato que contou com mais de mil trabalhadores reivindicou aumento salarial retroativo de 22,45%

O Sindicato dos Enfermeiros do Pará (SENPA) reuniu mais de mil servidores estaduais do Estado, para reivindicar aumento salarial retroativo de 22,45%, no dia 15 de janeiro.  O ato aconteceu em frente à Secretaria de Estado de Administração do Estado (SEAD).

Antonia Trindade Valente dos Santos, presidente do SENPA, explica que o governo do Pará alega que não tem capacidade financeira para pagar à vista o aumento salarial retroativo referente a um período de 20 anos. “Teremos que aguardar o julgamento do Tribunal de Justiça do Estado para saber quanto será pago aos servidores. Não desistiremos da luta e queremos o aumento de 22,45%. Lutaremos até que nosso objetivo seja alcançado”, afirma a dirigente.

As entidades que representam os servidores públicos do Pará abriram uma Ação Rescisória contra o Estado. A Ação está  sob a apreciação do Tribunal de Justiça. “A expectativa é de termos uma decisão ainda no primeiro semestre deste ano. Faremos duas manifestações em frente ao TJ para pressionar os desembargadores a julgarem o mérito em defesa dos servidores públicos”, disse Antonia.

Entenda o caso

A presidente do SENPA explica que a reivindicação acontece porque em 1995 o então governador, Almir Gabriel, concedeu abono de 22,45% para os servidores militares do Estado. “Na época, havia quatro mil servidores estaduais no Pará, e apenas mil foram beneficiados. Nós queremos reparação nos ganhos, por isso o aumento deve ser retroativo e deve começar a ser pago no primeiro semestre deste ano. Não desistiremos de lutar por nossos direitos”, disse Antonia Trindade. Em outubro de 2013, o governo do Estado repassou 4% de abono para alguns trabalhadores, índice bem abaixo do reivindicado e que não contemplou todos os servidores.