Ato que contou com mais de mil trabalhadores reivindicou aumento salarial retroativo de 22,45%
O Sindicato dos Enfermeiros do Pará (SENPA) reuniu mais de mil servidores estaduais do Estado, para reivindicar aumento salarial retroativo de 22,45%, no dia 15 de janeiro. O ato aconteceu em frente à Secretaria de Estado de Administração do Estado (SEAD).
Antonia Trindade Valente dos Santos, presidente do SENPA, explica que o governo do Pará alega que não tem capacidade financeira para pagar à vista o aumento salarial retroativo referente a um período de 20 anos. “Teremos que aguardar o julgamento do Tribunal de Justiça do Estado para saber quanto será pago aos servidores. Não desistiremos da luta e queremos o aumento de 22,45%. Lutaremos até que nosso objetivo seja alcançado”, afirma a dirigente.
As entidades que representam os servidores públicos do Pará abriram uma Ação Rescisória contra o Estado. A Ação está sob a apreciação do Tribunal de Justiça. “A expectativa é de termos uma decisão ainda no primeiro semestre deste ano. Faremos duas manifestações em frente ao TJ para pressionar os desembargadores a julgarem o mérito em defesa dos servidores públicos”, disse Antonia.
Entenda o caso
A presidente do SENPA explica que a reivindicação acontece porque em 1995 o então governador, Almir Gabriel, concedeu abono de 22,45% para os servidores militares do Estado. “Na época, havia quatro mil servidores estaduais no Pará, e apenas mil foram beneficiados. Nós queremos reparação nos ganhos, por isso o aumento deve ser retroativo e deve começar a ser pago no primeiro semestre deste ano. Não desistiremos de lutar por nossos direitos”, disse Antonia Trindade. Em outubro de 2013, o governo do Estado repassou 4% de abono para alguns trabalhadores, índice bem abaixo do reivindicado e que não contemplou todos os servidores.