Enfrentamento da reforma trabalhista continua em Seminário Jurídico de Chapecó (SC)

Evento promovido pela Central aconteceu nesta sexta-feira (17) e visa preparar os advogados das entidades para combater a Lei 13.467

A cidade de Chapecó, 550 km da capital catarinense, Florianópolis, recebeu nesta sexta-feira (17), na sede do Sindicato dos Bancários, o Seminário Jurídico da CSB.  Com o objetivo de preparar a sua base para enfrentar a Lei 13.467/2017, que trata da reforma trabalhista, o evento recebeu cerca de 70 advogados de entidades catarinenses filiadas à CSB.

O projeto, que já passou por Belo Horizonte (MG), Gramado (RS), São Paulo (SP) e Campos de Goytacazes (RJ), ainda seguirá para Curitiba (PR). Para o presidente da CSB Seccional Santa Catarina, Oneide de Paula, a iniciativa foi muito importante para a preparação dos sindicatos.

“Esse seminário fez com que os sindicatos saíssem mais fortalecidos, principalmente para as negociações coletivas. Os palestrantes são muito bons e conseguiram tirar as dúvidas dos advogados”, falou de Paula, que também preside a Federação dos Movimentadores de Mercadorias do estado.

O Seminário foi dividido em cinco módulos, entre eles, a Aplicação do direito do trabalho, Direito individual do trabalho, Processo de trabalho e prática processual, Direito coletivo do trabalho e Estratégias para aplicação da nova Lei.

Dentro deste programa, os participantes puderam ver os novos conceitos trazidos pela reforma, o contrato de trabalho ante a nova Lei, as inovações no rito das reclamações trabalhistas, além de discutir sobre a importância de uma boa negociação coletiva e estratégias jurídicas, políticas e sindicais. Ainda segundo de Paula, o seminário veio para sanar dúvidas que as entidades tinham, principalmente em relação ao trabalho intermitente e à sobrevivência dos sindicatos.

Representante do Sindicato dos Trabalhadores da Movimentação de Mercadorias em Geral de Xaxim (Sitrammex), Marcelo Pegoraro acredita que esse encontro dê mais condições para as entidades brigarem contra a reforma trabalhista.

“Esse seminário é extremamente importante, não podemos ficar somente atrás da mesa administrando o sindicato. Temos que ir para frente e buscar os nossos direitos, brigando contra esta reforma imposta pelo governo”, falou o dirigente, que elogiou a palestra do procurador Geral do Trabalho/CE, Gérson Marques, sobre negociação coletiva.

Compartilhe:

Leia mais
Camara aprova teto salario minimo e mudança bpc
Corte de gastos: Câmara aprova teto para aumento do salário mínimo e mudança no BPC
CSB na Secretaria nacional da juventude conjuve
CSB assume cadeira no Conjuve, conselho que debate políticas públicas para a juventude
codefat aprova calendario pagamento abono salarial 2025
Conselho aprova calendário de pagamento do Abono Salarial para 2025; confira datas
regras aposentadoria 2025 reforma da previdência
Haverá ajuste na idade para pedir aposentadoria em 2025; entenda as novas regras da previdência
Câmara aprova fim da desoneração da folha de pagamento
Câmara aprova imposto mínimo de 15% sobre lucro de multinacionais, seguindo padrão da OCDE
aumento salário mínimo 1954 getúlio vargas
O que aconteceu no Brasil depois que Getúlio aumentou em 100% o salário mínimo
Fachada tst
TST derruba regra da reforma trabalhista que limitava acesso à Justiça gratuita; entenda
trabalhadora obrigada a mostrar os seios
Empresa é condenada a indenizar trabalhadora obrigada a mostrar os seios para superior
paralisação sindimetropolinato ônibus porto alegre
Rodoviários da região de Porto Alegre paralisam atividades por reajuste salarial não pago
Flavio Dino e Rubens Paiva
Lembrando Rubens Paiva, Dino defende que Lei da Anistia não se aplica a ocultação de cadáver