Por condições de trabalho dignas, rurais de Itaitinga ocupam Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará

Categoria exige cumprimento do compromisso firmado com governador para a cessão de terras estaduais às atividades dos trabalhadores

Cerca de 150 trabalhadores rurais da cidade de Itaitinga, região da grande Fortaleza, ocuparam, na manhã desta quarta-feira (30), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado do Ceará, na capital do estado, pelo cumprimento da promessa do governador Camilo Santana ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Itaitinga (STTR) na concessão de uso das terras localizadas na bacia hidrográfica do açude do Riachão-Gavião.

Durante reunião, que aconteceu em 19 de julho, o chefe do executivo se comprometeu com a causa dos trabalhadores, mas até agora não deu andamento no processo de licença para o uso das terras, que atualmente são usadas por mais de 500 famílias no desenvolvimento da agricultura.

Segundo o presidente do sindicato, Antônio Veranilson, a ocupação aconteceu para pressionar o governo nessa reivindicação antiga da categoria. “Ele se comprometeu a dar a concessão de uso em pouco tempo, e já faz 40 dias e não marcaram nada com a gente. Fizemos a ocupação para pressionar o governo a marcar essa audiência”, falou Veranilson, que garante que outros atos irão acontecer.

“Nós desocupamos e ainda não foi marcado nada, demos o prazo de até sexta-feira (1) para que essa audiência seja marcada. Se isso não acontecer, voltaremos a ocupar a secretária na próxima semana e com mais trabalhadores e com mais força para pressionar o governo”, completou.

O ato contou com o apoio da Seccional Ceará da CSB. Para Veranilson,a ajuda é fundamental para a categoria. “O apoio em forma de presença e na logística do ato é de fundamental importância. Ficaria muito difícil para gente se não pudéssemos contar com a ajuda da Central”, finalizou o presidente do sindicato.

Presidente da Seccional Ceará, Francisco Moura, esteve presente durante o ato e garantiu que a Central estará ao lado dos trabalhadores rurais. “Os trabalhadores perderam a paciência, a CSB acha justa a reivindicação e estaremos juntos com eles sempre nessa luta, exigindo que o governador cumpra com a palavra dele. Os trabalhadores rurais terão nosso apoio total na luta pela terra, na luta pela defesa do Brasil e pelo homem do campo”, declarou Moura, que também é vice-presidente da CSB.

Compartilhe:

Leia mais
foto capa
Último painel do Encontro Nacional debate impactos da transição tecnológica no futuro do trabalho
csb menor (11)
Encontro da Executiva Nacional discute agenda legislativa sindical e mudanças climáticas
csb menor (1)
Negociação coletiva e atos antissindicais abrem debates no 2º dia do Encontro Nacional da CSB
csb menor
CSB inicia Encontro da Executiva Nacional com lideranças sindicais de todo o país
Sergio Arnoud CSB 14 forum sindical brics
CSB participa do 14º Fórum Sindical do Brics e debate efeitos de tarifaço de Trump
csb brics
CSB apresenta teses para o 14º Fórum Sindical do BRICS; acesse
prédio do inss previdência social em brasília
INSS libera primeira cota do 13º e benefícios de abril a partir desta quinta; saiba
Flavio Werneck CSB no MPT
Abril Verde no MPT: CSB destaca relação entre direitos e saúde mental do trabalhador
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS