Por condições de trabalho dignas, rurais de Itaitinga ocupam Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará

Categoria exige cumprimento do compromisso firmado com governador para a cessão de terras estaduais às atividades dos trabalhadores

Cerca de 150 trabalhadores rurais da cidade de Itaitinga, região da grande Fortaleza, ocuparam, na manhã desta quarta-feira (30), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado do Ceará, na capital do estado, pelo cumprimento da promessa do governador Camilo Santana ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Itaitinga (STTR) na concessão de uso das terras localizadas na bacia hidrográfica do açude do Riachão-Gavião.

Durante reunião, que aconteceu em 19 de julho, o chefe do executivo se comprometeu com a causa dos trabalhadores, mas até agora não deu andamento no processo de licença para o uso das terras, que atualmente são usadas por mais de 500 famílias no desenvolvimento da agricultura.

Segundo o presidente do sindicato, Antônio Veranilson, a ocupação aconteceu para pressionar o governo nessa reivindicação antiga da categoria. “Ele se comprometeu a dar a concessão de uso em pouco tempo, e já faz 40 dias e não marcaram nada com a gente. Fizemos a ocupação para pressionar o governo a marcar essa audiência”, falou Veranilson, que garante que outros atos irão acontecer.

“Nós desocupamos e ainda não foi marcado nada, demos o prazo de até sexta-feira (1) para que essa audiência seja marcada. Se isso não acontecer, voltaremos a ocupar a secretária na próxima semana e com mais trabalhadores e com mais força para pressionar o governo”, completou.

O ato contou com o apoio da Seccional Ceará da CSB. Para Veranilson,a ajuda é fundamental para a categoria. “O apoio em forma de presença e na logística do ato é de fundamental importância. Ficaria muito difícil para gente se não pudéssemos contar com a ajuda da Central”, finalizou o presidente do sindicato.

Presidente da Seccional Ceará, Francisco Moura, esteve presente durante o ato e garantiu que a Central estará ao lado dos trabalhadores rurais. “Os trabalhadores perderam a paciência, a CSB acha justa a reivindicação e estaremos juntos com eles sempre nessa luta, exigindo que o governador cumpra com a palavra dele. Os trabalhadores rurais terão nosso apoio total na luta pela terra, na luta pela defesa do Brasil e pelo homem do campo”, declarou Moura, que também é vice-presidente da CSB.

Compartilhe:

Leia mais
4 encontro sindical fespume-es
Federação dos Servidores Municipais do ES (Fespume-ES) realiza 4º Encontro Sindical
aumento emprego entre mulheres
Número de mulheres com carteira assinada aumenta 45% em um ano
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Empresa aumenta em 20% a produtividade ao adotar semana de 4 dias; Brasil testou modelo
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos
escala 6x1 prejudica saúde mental
Escala 6x1 prejudica saúde mental e produtividade dos trabalhadores, diz especialista
ministra esther dweck defende estabilidade do servidor público
Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha
CSB no G20 Social
CSB defende fim da escala 6x1 e proteção aos direitos dos trabalhadores no G20 Social