Central dos Sindicatos Brasileiros

Grupo controlador da Riachuelo fecha fábrica com cerca de 2 mil funcionários no Ceará 

Grupo controlador da Riachuelo fecha fábrica com cerca de 2 mil funcionários no Ceará 

A Guararapes, grupo controlador da Riachuelo, vai demitir cerca de duas mil pessoas devido ao fechamento de uma fábrica em Fortaleza (CE). Os funcionários foram informados do desligamento nesta terça-feira (10). 

Foi oferecida aos empregados a possibilidade de trabalharem na unidade de Natal ou na operação em São Paulo, mas, historicamente, os dados de transferência de funcionários dentro das operações de varejistas apontam que uma minoria cogita a mudança. 

Os dados da empresa sobre seu quadro de pessoal, arquivados na Comissão de Valores de Mobiliários (CVM), mostrava 3,9 mil empregados na unidade de Fortaleza em 2021 (último arquivo disponível). Isso quer dizer que a operação foi sendo reduzida ao longo do tempo, antes de seu fechamento. Na época, equivalia a 9,7% do total de funcionários da companhia (40,6 mil). 

Em nota, o grupo varejista afirma que o fechamento tem como objetivo “otimizar a operação fabril para intensificar eficiência, competitividade e diversificação”. 

A nota afirma ainda que “preza, primordialmente, pelo cuidado e olhar humano”, e os afetados pela decisão “estão recebendo assistência devida” juntamente com um “pacote extra” para auxiliar por certo período. 

Foi oferecida extensão do plano de saúde e dobro de aviso prévio, além de meio piso salarial. Máquinas de costuras foram doadas às costureiras e aos demais foi oferecido mais um adicional de um salário. 

Fonte: Valor Econômico

Leia também: CSB Demissão sem justa causa será julgada pelo STF ainda este ano