Reuniões em defesa do patrimônio nacional contam com a presença da CSB

Brasília foi palco de dois importantes encontros nas últimas terça e quarta-feira, 18 e 19. Ambos tinham como pauta a defesa dos patrimônios brasileiros e a resistência contra os desmontes promovidos pelo atual governo. Além disso, as duas reuniões contaram com a presença da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).

Na terça-feira, 18, a pauta era organizar as estratégias de articulação contra a precarização das leis trabalhistas, consequência da Medida Provisória 905 e sua Carteira Verde e Amarela. Questões como o desmanche da máquina pública brasileira, que se dará por meio da Reforma Administrativa de Paulo Guedes, também foram pautadas no evento que contou com lideranças dos partidos de oposição e representantes do movimento sindical.

Já a reunião de quarta-feira, 19, teve como foco a greve dos petroleiros. De acordo com o assessor parlamentar da CSB, Ernesto Luiz Pereira, que esteve presente em ambos os encontros, o sucesso da resistência ao projeto neoliberal está diretamente associado ao sucesso do movimento dos petroleiros. Dessa forma, é necessário dar atenção aos três grandes pilares que legitimam a greve: o Acordo Coletivo de Trabalho, que foi descumprido pela empresa paranaense na demissão coletiva, sem aviso prévio, de diversos funcionários; a política de preços, já que a privatização acabará elevando o preço dos combustíveis; e a defesa do patrimônio nacional, já que o petróleo é um dos maiores bens do povo brasileiro e está na mira do capital estrangeiro.

Durante o encontro do dia 19, Ernesto ressaltou a importância do movimento. “Essa greve não é só simbolismo, ela tem esse caráter, que é o de dar início a resistência do nosso povo. Quando esse sinal vem dos trabalhadores, para a sociedade fica mais claro que nós estamos rompendo um cerco terrível, que começou com a eleição do Bolsonaro e continuou com esse processo de desmonte do Estado para entrega-lo aos americanos e ao capital estrangeiro”, disse Ernesto.

Compartilhe:

Leia mais
MPT logo
MPT emite recomendação contra fraudes trabalhistas em empresas de saúde; entenda
MPT e centrais sindicais pacto contra assédio eleitoral
Contra o assédio eleitoral: centrais e MPT firmam pacto em defesa da democracia no trabalho
Juros altos banco central
"Que isso, companheiros?": BC pune bons resultados da economia aumentando juros
segundo relatorio transparencia salarial
Cresce diferença salarial entre homens e mulheres, que ganham 20,7% menos
Antonio Neto congresso FNE 60 anos
Na FNE, Antonio Neto destaca resiliência dos sindicatos desde a reforma trabalhista
csb na feira de carreiras da puc sp
CSB leva importância dos sindicatos à Feira de Carreiras na PUC-SP; visite!
Lula sanciona desoneração da folha de pagamento
Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento com vetos
Lei de leicitações exige cumprimento cota pcd
Nova lei de licitações exige que empresas comprovem cumprimento de cota PCD
Campanha trabalho decente TST
Justiça do Trabalho faz campanha por trabalho decente e respeito a direitos básicos
Lula e Haddad isenção imposto de renda 5 mil
Haddad diz que já apresentou ideias para isentar IR até R$ 5 mil e aguarda aval de Lula