Reunião em Belo Horizonte debate fortalecimento da CSB

Encontro na capital mineira reuniu dirigentes do estado e discutiu também as estratégias de filiações e o papel da Central na capacitação de suas bases

Em mais uma etapa do trabalho de consolidação do fortalecimento e ampliação das filiações em Minas Gerais, a CSB reuniu seus dirigentes na capital, Belo Horizonte, para traçar as estratégias de luta no estado e engajar suas bases. O encontro aconteceu na última quinta-feira, 18, e contou com a presença do presidente Antonio Neto e de representantes de diferentes categorias da região.

Destacando a CSB como entidade nacionalista e trabalhista, dedicada ao papel de fortalecer os sindicatos, Neto evidenciou a necessidade permanente de capacitação. “É para isso que nasceu a CSB, para cobrir uma lacuna de organização da classe operária, dos trabalhadores e, principalmente, dos seus dirigentes”, disse.

DSCN9745Para o presidente, “a Central deve preparar os sindicalistas para que eles possam cuidar melhor da sua base”. A falta de lideranças políticas, que, segundo Antonio Neto, pode ser ocupada pelo “protagonismo de um sindicalismo renovador”, também foi apontada pelo dirigente.

O trabalho de filiações será destinado a ampliar a divulgação das ações da Central para que os dirigentes de Minas Gerais fortaleçam a defesa das bandeiras trabalhistas. Cosme Nogueira, secretário de Formação Sindical, ratificou esta posição ao destacar a importância da atuação em todo o estado. “A CSB tem sindicatos importantes em Minas, e essa posição dela de independência política – somos uma central plural – vai fazer a diferença nessa luta”, pontou.

A reunião em Belo Horizonte foi organizada por José Geraldo Domingues, secretário de Segurança do Trabalho da CSB. Domingues explica que foi bem aceita pelos dirigentes a iniciativa da Central de reforçar e preparar as entidades sindicais para discutir as questões dos trabalhadores. “É muito importante a atuação da CSB porque ela tem uma proposta diferente, que é de organização dos sindicalistas, de orientação, treinamento e aperfeiçoamento dos dirigentes”, destacou.

13935129_191653651252540_3991764230842343806_n

Mulheres em ação

A valorização das mulheres na CSB foi defendida por Neto e ratificada por Antonieta de Faria – secretária da Mulher Trabalhadora da Central e diretora do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) – como instrumento fundamental na luta.

Tieta afirmou que a CSB representa um “braço” do trabalhador para enfrentar o momento de crise política e econômica do País. A dirigente fez um apelo para que os homens compreendam que a intenção da mulher ao avançar na conquista dos seus direitos não é a de superar ninguém, mas alcançar a liberdade há séculos desejada. “Não lutamos para fazer distinção, e sim para somar”, explicou.

DSCN9727

Debates

Cláudio Ferreira dos Santos, 1° secretário de segurança do Trabalho da CSB e presidente Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de Minas Gerais (SINTEST-MG), destacou a importância de ambientes de trabalho adequados para a preservação da saúde do trabalhador. Pautas importantes em tramitação no Congresso – como a aprovação do projeto de lei sobre o financiamento da atividade sindical – também foram debatidas.

Veja a galeria de fotos da reunião da CSB em Belo Horizonte.

Compartilhe:

Leia mais
4 encontro sindical fespume-es
Federação dos Servidores Municipais do ES (Fespume-ES) realiza 4º Encontro Sindical
aumento emprego entre mulheres
Número de mulheres com carteira assinada aumenta 45% em um ano
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Empresa aumenta em 20% a produtividade ao adotar semana de 4 dias; Brasil testou modelo
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos
escala 6x1 prejudica saúde mental
Escala 6x1 prejudica saúde mental e produtividade dos trabalhadores, diz especialista
ministra esther dweck defende estabilidade do servidor público
Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha
CSB no G20 Social
CSB defende fim da escala 6x1 e proteção aos direitos dos trabalhadores no G20 Social