Reunião em Belo Horizonte debate fortalecimento da CSB

Encontro na capital mineira reuniu dirigentes do estado e discutiu também as estratégias de filiações e o papel da Central na capacitação de suas bases

Em mais uma etapa do trabalho de consolidação do fortalecimento e ampliação das filiações em Minas Gerais, a CSB reuniu seus dirigentes na capital, Belo Horizonte, para traçar as estratégias de luta no estado e engajar suas bases. O encontro aconteceu na última quinta-feira, 18, e contou com a presença do presidente Antonio Neto e de representantes de diferentes categorias da região.

Destacando a CSB como entidade nacionalista e trabalhista, dedicada ao papel de fortalecer os sindicatos, Neto evidenciou a necessidade permanente de capacitação. “É para isso que nasceu a CSB, para cobrir uma lacuna de organização da classe operária, dos trabalhadores e, principalmente, dos seus dirigentes”, disse.

DSCN9745Para o presidente, “a Central deve preparar os sindicalistas para que eles possam cuidar melhor da sua base”. A falta de lideranças políticas, que, segundo Antonio Neto, pode ser ocupada pelo “protagonismo de um sindicalismo renovador”, também foi apontada pelo dirigente.

O trabalho de filiações será destinado a ampliar a divulgação das ações da Central para que os dirigentes de Minas Gerais fortaleçam a defesa das bandeiras trabalhistas. Cosme Nogueira, secretário de Formação Sindical, ratificou esta posição ao destacar a importância da atuação em todo o estado. “A CSB tem sindicatos importantes em Minas, e essa posição dela de independência política – somos uma central plural – vai fazer a diferença nessa luta”, pontou.

A reunião em Belo Horizonte foi organizada por José Geraldo Domingues, secretário de Segurança do Trabalho da CSB. Domingues explica que foi bem aceita pelos dirigentes a iniciativa da Central de reforçar e preparar as entidades sindicais para discutir as questões dos trabalhadores. “É muito importante a atuação da CSB porque ela tem uma proposta diferente, que é de organização dos sindicalistas, de orientação, treinamento e aperfeiçoamento dos dirigentes”, destacou.

13935129_191653651252540_3991764230842343806_n

Mulheres em ação

A valorização das mulheres na CSB foi defendida por Neto e ratificada por Antonieta de Faria – secretária da Mulher Trabalhadora da Central e diretora do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) – como instrumento fundamental na luta.

Tieta afirmou que a CSB representa um “braço” do trabalhador para enfrentar o momento de crise política e econômica do País. A dirigente fez um apelo para que os homens compreendam que a intenção da mulher ao avançar na conquista dos seus direitos não é a de superar ninguém, mas alcançar a liberdade há séculos desejada. “Não lutamos para fazer distinção, e sim para somar”, explicou.

DSCN9727

Debates

Cláudio Ferreira dos Santos, 1° secretário de segurança do Trabalho da CSB e presidente Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de Minas Gerais (SINTEST-MG), destacou a importância de ambientes de trabalho adequados para a preservação da saúde do trabalhador. Pautas importantes em tramitação no Congresso – como a aprovação do projeto de lei sobre o financiamento da atividade sindical – também foram debatidas.

Veja a galeria de fotos da reunião da CSB em Belo Horizonte.

Compartilhe:

Leia mais
Desemprego atinge menor patamar da história
Desemprego fecha 2024 em 6,2%, menor índice da história; mercado reage negativamente
pagamento cartão restaurante vale-refeição
Governo estuda mudança nas regras do vale-refeição e vale-alimentação para reduzir custos
novo empréstimo consignado trabalhador clt - foto dinheiro cédula real
Trabalhadores com carteira assinada terão novo modelo de crédito consignado, anuncia governo
Reunião Femergs promotora educação santa maria
Federação dos Municipários do RS faz reunião com promotora regional de Educação de Santa Maria
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Brasil gerou 1,69 milhão de empregos com carteira assinada em 2024, aumento de 16,5%
CSB-BA caminhada dia nacional combate ao trabalho escravo
CSB-BA participa de caminhada do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo em Salvador
centrais sindicais apoiam marcio pochmann ibge
Centrais sindicais prestam solidariedade ao presidente do IBGE, Marcio Pochmann
Gabriel Galípolo presidente banco central aumento juros
Galípolo inicia ciclo à frente do Banco Central frustrando os interesses do Brasil
Sinab 36 Romaria Nacional Aposentados
Sinab e CSB marcam presença na 36ª Romaria Nacional dos Aposentados em Aparecida (SP)
reunião sindicatos MT
De volta ao cenário político de MT, lideranças sindicais afirmam que objetivo é dialogar