Central dos Sindicatos Brasileiros

Reunião do Sintap com nova gestão do Indea norteia as primeiras metas para a autarquia

Reunião do Sintap com nova gestão do Indea norteia as primeiras metas para a autarquia

O encontro trouxe alguns direcionamentos quanto à iniciativas que já estão sendo tomadas para solucionar problemas imediatos e futuras metas para melhorar a estrutura do Indea

Com o fim do recesso do governo, nessa semana a presidente Diany Dias se reuniu com a atual presidente do Indea-MT, Maria Auxiliadora Pereira Rocha Diniz, que assumiu a presidência da autarquia no dia 31 de dezembro em meio a “abacaxis e pepinos diversos”, alguns deles já sendo imediatamente descascados e solucionados, à medida que a gestora vem se inteirando das problemáticas existentes no instituto, mesmo com uma ínfima quantidade de funcionários em alguns setores, uma vez que muitos estão em férias. Além de representantes do Sintap-MT, demais gestores também participaram da reunião dentre gestores de coordenadorias, assessoria e o diretor técnico Giovani Portela.

Centrin – “Primeiro vamos arrumar a casa”, afirmou a presidente do Indea ao ser indagada e  cobrada pelos representantes do Sintap sobre o Centrin e demais  questões a serem solucionadas na autarquia. A exemplo, Auxiliadora mencionou as problemáticas do novo sistema que emite Guia de Trânsito Animal (GTA),  o qual vem impedindo a emissão do documento em todo o estado. Sua assertiva foi reforçada pela gestora da Coordenadoria de Controle de Doenças Animais (CCDA), Daniella Soares, que acrescentou o agravante da falta de servidores no setor, devido às férias, mas assegurou que tudo está sendo resolvido junto ao Cepromat e à operadora OI.

A respeito da revitalização do antigo Centro de Treinamento do Indea – Centrin,  Diany Dias comentou sobre seu projeto de qualificação de servidores, com cursos de capacitação, inclusive incentivando e oportunizando aqueles que têm nível médio  a buscarem um curso superior,  e ficou otimista com a posição da gestora do instituto. “Uma das coisas que mais prezo é a capacitação do servidor, e somente com treinamento que isso ocorre, devido à troca de experiências”, reforçou Auxiliadora.

Núcleo – Diany Dias também lembrou da saída do Indea do Núcleo Sistêmico,  pauta inclusive apoiada pela gestora do Instituto, e disse que foi informada pela subsecretária da Secretaria Estadual de Administração – SAD, Ozenira Soares, que o projeto que trata da desvinculação do instituto do Núcleo está em tramitação. Este é o resultado de uma reivindicação antiga do Sintap,  concomitante à pauta de reestruturação do Indea, que continua sendo cobrada.  “Falei com a Ozenira e ela assegurou que o processo está em andamento, intitulando como “Projeto Rosa”, afirmou Diany.

Extras – A presidente do Indea foi informada pelo Sintap do excedente praticado além do horário normal do Instituto, devido aos problemas gerados pelo novo sistema de emissão de GTA. Isto, por conta de reclamações de funcionários, reivindicando horas extras, já que os mesmos alegam que têm trabalhado em alguns casos até as 20:00. “Vou contatar as regionais e fazer um diagnóstico do quadro neste sentido, e baseada nisto, posteriormente concluir o que deverá ser feito”, respondeu Auxiliadora.

Madeira –  Sobre a identificação da madeira, a presidente do Indea-MT não se posicionou a respeito, mas também não se mostrou contrária às medidas judiciais que o sindicato vem tomando desde a revogação da Lei 235/2005, em 20/12/2012 pela Assembleia Legislativa, na “calada da noite, que obriga a fiscalização e certificação do produto no estado. Maria Auxiliadora apenas comentou que não pode deixar os servidores ociosos, e deverá transferi-los para outras funções dentro da autarquia.

Sintap-MT – “Na reunião com a nova presidente pudemos constatar o esforço e vontade de fazer de fato funcionar na medida do possível as problemáticas do Indea.  Notamos a disponibilidade e boa vontade em solucionar os problemas pertinentes aos servidores, em relação às diárias atrasadas,  verificar o diagnóstico sobre as horas extras trabalhadas devido aos problemas gerados pelo novo sistema, o Centrin como um todo e outros. Buscamos também tratar da realidade do complexo laboratorial e apresentamos nosso projeto do Sintap para a qualificação do servidor, inclusive aproveitando o espaço do antigo Centro de Treinamento, e  a gestora demonstrou que também é um sonho dela revitalizar o Centrin, para que possamos treinar e qualificar os servidores. Enfim, ela deixou claro que todas as unidades precisam da atenção da presidência, e pediu nossa  compreensão, uma vez que entrou no cargo há poucos dias, principalmente porque a situação crítica do sistema novo está consumindo grande parte de seu tempo, mas que está à disposição do sindicato para discutir quaisquer assuntos pertinentes à autarquia. Também solicitou que a procurássemos antes da entidade fazer qualquer denúncia, para evitar que se exponha a autarquia, já que seu principal objetivo na gestão é ver o bom funcionamento do Instituto. Portanto, vamos continuar vigilantes às necessidades de nossos servidores e à realidade do Instituto que representamos, como sempre foi a postura do Sintap; e com o propósito de somar forças para chegar à esse objetivo,  a princípio temos que dar crédito à nova gestão, acreditando que os novos gestores almejam o mesmo para nossa autarquia, e simultaneamente atuando juntos se as metas coincidirem ou cobrando para que o melhor seja realizado em prol de nossos representados”, finalizou Diany.

Veja as fotos da reunião.

Fonte: Sintap/MT