Central dos Sindicatos Brasileiros

Representantes dos servidores gaúchos se unem no enfrentamento ao Pacote de Eduardo Leite

Representantes dos servidores gaúchos se unem no enfrentamento ao Pacote de Eduardo Leite

O governador Eduardo Leite e a sua Reforma Estrutural do Estado vêm promovendo uma série de cortes de direitos ao funcionalismo público do Rio Grande do Sul. Contra esse projeto, diversas instituições estarão presentes, no dia 27 de novembro, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, para discutir e se opor ao projeto do governo do estado.

Estarão presentes a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), a Federação Sindical dos Servidores Públicos no Estado do Rio Grande do Sul (Fessergs) e o Movimento Unificado dos Servidores (MUS).
De acordo com o vice-presidente da CSB Sérgio Arnoud, a reunião é elemento importante na luta contra o sucateamento dos serviços públicos gaúchos. “A reunião com os deputados é parte de nossa estratégia de combater o discurso reducionista do governo Leite, afinado com o do Guedes no plano nacional”.

Além do encontro do dia 27, diversas ações vêm sendo realizadas pelos representantes dos servidores. “Estamos buscando todos os espaços, sejam eles políticos, sindicais, de mobilização e técnicos. No plano político, estamos pressionando os deputados a partir dos vereadores, nas cidades e comunidades; o plano da mobilização, estamos incentivando e participando ativamente; já no técnico, estamos a elaborar estudos para demonstrar os prejuízos do desmonte”, disse Sérgio.

Protocolamento da PEC da Data-Base

Além da reunião, foi protocolada a PEC da Data-Base, de autoria da deputada Juliana Brizola (PDT-RS). O texto visa, principalmente, garantir reposições salariais dos funcionários públicos do Rio Grande do Sul.
Estiveram presentes a Fessergs e o MUS, e o projeto é visto como uma importante iniciativa para preservar os direitos dos servidores, que estão em risco.