Presidente do Sinditaxi é empossado membro do Núcleo Gestor da Prefeitura de Fortaleza

Em sessão solene no auditório do Paço Municipal, foram empossados os membros eleitos para o Núcleo Gestor da Prefeitura de Fortaleza, que é composto por membros da sociedade civil e do poder público. O evento ocorreu na última terça-feira, 13, e os eleitos seguirão um cronograma de reuniões e discussões em torno da revisão do Plano Diretor.

Dentre os eleitos estava Francisco Moura, presidente do Sindicato dos Taxistas de Fortaleza (Sinditaxi), que é filiado à Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e irá representar a Classe Trabalhadora. De acordo com Moura, a principal importância do Núcleo é o aprofundamento da democracia e da representação da classe trabalhadora. “Nosso papel é aumentar a participação da sociedade e alcançar o máximo de democracia o possível. Além disso, nossas propostas visam atender, principalmente a classe trabalhadora, criando projetos que atendam suas demandas”.

Além disso, Moura ressaltou a importância que a CSB teve nas eleições. “A central desempenhou um papel importante na divulgação de nossas propostas e persuadindo a sociedade nos dar o voto, possibilitando a vitória”.

Entenda o projeto

O centro da discussão está na elaboração do Plano Diretor de 2019/2029, já que o antigo, que contempla o período de 2009/2019, vence este ano. Dessa forma, a criação do Núcleo Gestor se dá exatamente com a proposta de auxiliar na renovação do novo Plano Diretor.

A novidade é que há uma preocupação em se criar um grupo heterogêneo, que represente as diversas parcelas da sociedade no núcleo. A própria maneira em que as eleições foram organizadas comprovam isso. O conselho é composto por trinta membros, 15 deles são funcionário do poder público. Os outros 15 representam os diversos setores da sociedade civil, como: Entidades Acadêmicas, Conselhos Profissionais e Organizações Ambientais. Dessa forma, Francisco Moura, do Sinditaxi, será o representante da Classe Trabalhadora.

A importância do projeto foi ressaltada por Moura. “Essa ação da Prefeitura é muito importante. Democratiza, faz com que a sociedade participe do Conselho Gestor do Plano Diretor da Cidade, abrindo espaço tanto para a classe patronal, como trabalhadora, para que possamos, com essa ferramenta, trazer as reivindicações da classe trabalhadora e fazer com que todos os setores da sociedade possam ser ouvidos de forma igualitária e democrática”, argumentou.

Compartilhe:

Leia mais
reunião centrais rs e oit
Centrais e OIT discutem impacto das enchentes no mercado de trabalho do RS
plano erradicação trabalho escravo será atualizado
Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo será atualizado após 16 anos
podcast fetrarod
Fetrarod lança podcast para discutir temas de interesse dos rodoviários; assista aqui
Manifesto contra PL do estupro
Mulheres sindicalistas divulgam manifesto contra PL do Estupro (PL 1904/24)
Nota das centrais selic
Centrais pedem redução dos juros: "por desenvolvimento com justiça social"
lula critica campos neto
Lula diz que Campos Neto tem lado político e trabalha para prejudicar o país
campos neto presidente bc
Procurador pede investigação sobre influência de bancos na definição dos juros pelo BC
Encontro CSB China
CSB promove encontros com entidades sindicais chinesas em SP e RJ; inscreva-se
CSB-RS conselho plano rio grande
Reconstrução do RS: CSB toma posse como membro do Conselho do Plano Rio Grande
distribuição extra fgts
Após acordo com centrais, governo fará distribuição extra do FGTS aos trabalhadores