Presidente do Sinditaxi é empossado membro do Núcleo Gestor da Prefeitura de Fortaleza

Em sessão solene no auditório do Paço Municipal, foram empossados os membros eleitos para o Núcleo Gestor da Prefeitura de Fortaleza, que é composto por membros da sociedade civil e do poder público. O evento ocorreu na última terça-feira, 13, e os eleitos seguirão um cronograma de reuniões e discussões em torno da revisão do Plano Diretor.

Dentre os eleitos estava Francisco Moura, presidente do Sindicato dos Taxistas de Fortaleza (Sinditaxi), que é filiado à Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e irá representar a Classe Trabalhadora. De acordo com Moura, a principal importância do Núcleo é o aprofundamento da democracia e da representação da classe trabalhadora. “Nosso papel é aumentar a participação da sociedade e alcançar o máximo de democracia o possível. Além disso, nossas propostas visam atender, principalmente a classe trabalhadora, criando projetos que atendam suas demandas”.

Além disso, Moura ressaltou a importância que a CSB teve nas eleições. “A central desempenhou um papel importante na divulgação de nossas propostas e persuadindo a sociedade nos dar o voto, possibilitando a vitória”.

Entenda o projeto

O centro da discussão está na elaboração do Plano Diretor de 2019/2029, já que o antigo, que contempla o período de 2009/2019, vence este ano. Dessa forma, a criação do Núcleo Gestor se dá exatamente com a proposta de auxiliar na renovação do novo Plano Diretor.

A novidade é que há uma preocupação em se criar um grupo heterogêneo, que represente as diversas parcelas da sociedade no núcleo. A própria maneira em que as eleições foram organizadas comprovam isso. O conselho é composto por trinta membros, 15 deles são funcionário do poder público. Os outros 15 representam os diversos setores da sociedade civil, como: Entidades Acadêmicas, Conselhos Profissionais e Organizações Ambientais. Dessa forma, Francisco Moura, do Sinditaxi, será o representante da Classe Trabalhadora.

A importância do projeto foi ressaltada por Moura. “Essa ação da Prefeitura é muito importante. Democratiza, faz com que a sociedade participe do Conselho Gestor do Plano Diretor da Cidade, abrindo espaço tanto para a classe patronal, como trabalhadora, para que possamos, com essa ferramenta, trazer as reivindicações da classe trabalhadora e fazer com que todos os setores da sociedade possam ser ouvidos de forma igualitária e democrática”, argumentou.

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil