Central dos Sindicatos Brasileiros

Presidente da CSB participa de posse da diretoria da CNPL

Presidente da CSB participa de posse da diretoria da CNPL

Cerimônia de nomeação do novo presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais foi marcada pelo debate sobre o fortalecimento do movimento sindical

No dia 9 de abril, tomou posse, em Brasília, a nova diretoria da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL). Carlos Alberto de Azevedo assume o cargo de presidente da entidade no lugar de Francisco Antônio Feijó, que se mostrou entusiasmado com a próxima gestão.

“Feliz aquele que tem, como eu, a possibilidade de transferir o bastão de comando a um amigo, um companheiro competente e profundo conhecedor dos problemas que afligem os trabalhadores em geral e os liberais em especial, e que por isso está pronto para exercer a difícil função de dirigir uma entidade complexa como é a CNPL, composta por profissionais das mais diversas formações” afirmou Feijó.

O evento, que contou com a presença de parlamentares das duas casas do Congresso Nacional; representantes e dirigentes de Centrais Sindicais – como Antonio Neto, presidente da CSB; Confederações; Federações; OAB Nacional; e Conselhos de Fiscalização Profissional e Sindicatos de trabalhadores profissionais liberais de todo o Brasil, foi pautado pelo debate sobre o papel do movimento sindical brasileiro.

Para Carlos de Azevedo, o momento necessita de organização e muito empenho das entidades sindicais para trabalharem em uma pauta única, positiva e suprapartidária, que beneficie a unicidade sindical e a plena representatividade dos trabalhadores.

“Esta extensa pauta de ações inclui um amplo leque de assuntos que impactam não somente nos campos das conquistas e direitos trabalhistas, mas também na solidificação das políticas sociais e econômicas, com ênfase na geração de emprego, renda e cidadania plena para um maior número de brasileiros”, ressaltou o novo presidente da CNPL.

O novo presidente da entidade lembrou ainda que a flexibilização dos contratos de trabalho permitem que profissionais liberais estrangeiros atuem livremente no Brasil. “O momento é de intensificar a luta em defesa da manutenção digna das entidades sindicais para que elas possam exercer o seu papel fundamental de bem representar os trabalhadores brasileiros”, concluiu Carlos de Azevedo.

Apoio da CSB

A Central possui mais de cem sindicatos de profissionais liberais filiados. Além disso, a diretoria da CNPL é composta por um grande número de dirigentes da CSB. Antonio Neto discursou na cerimônia de posse e parabenizou a organização dos profissionais liberais, pediu o fim da perseguição do Ministério Público do Trabalho (MPT) à organização dos trabalhadores e destacou que o grande mote desse ano é aumentar a luta pela ampliação dos direitos.

Neto, CNPL, CSB, Brasília

Antonio Neto discursa na cerimônia de posse, na CNPL

O presidente da CSB enfatizou as conquistas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). “Para aqueles que dizem que a CLT é atrasada e retrógada, nós respondemos: não há nada mais moderno do que proteger o trabalhador da exploração. E a CLT é o maior instrumento de proteção dos direitos dos trabalhadores, por isso sempre a defendemos”, sentenciou Neto.

Dirigentes da CSB durante a posse da nova diretoria da CNPL

Dirigentes da CSB durante a posse da nova diretoria da CNPL

Com informações da Assessoria de Imprensa / Comitê de Divulgação CNPL