Policiais federais entram em estado de greve em 18 Estados e no DF

Uma paralisação nacional já está marcada para o próximo dia 11, de acordo com Alexandre Santana Sally, diretor da Fenape

Agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal de 18 Estados e do DF (Distrito Federal) decidiram, em assembleias realizadas nesta quarta-feira (5), entrar em estado de greve.

Até o momento, já decretaram o estado de greve os servidores dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Roraima, Rondônia, Acre, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte.

Segundo a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais), havia assembleia marcada no Amapá, mas não houve quórum para votação. Nos demais Estados a previsão é que as assembleias ocorram amanhã (6).

Uma paralisação nacional já está marcada para o próximo dia 11, de acordo com Alexandre Santana Sally, diretor da Fenapef e presidente do Sindpolf-SP (Sindicato dos Servidores da Polícia Federal no Estado de São Paulo).

Segundo Sally, o estado de greve indica que a categoria pode parar a qualquer momento. “É a indicação para o governo de que estamos dispostos a paralisar as atividades caso as negociações não avancem”, disse ele, que afirma que a principal reivindicação da categoria é a reestruturação das carreiras.

“A reestruturação da carreira tem como reflexo também a questão salarial, mas não é só isso. Nós, por exemplo, temos cargo de nível superior com atribuições de nível médio”, afirmou Sally, que critica a falta de reconhecimento do nível superior. Em São Paulo, a categoria promete manifestações para apontar outros problemas, como o baixo efetivo e o aumento da evasão.

Copa do Mundo

De acordo com o Sindpolf-SP, a falta de estrutura e a falta de efetivo comprometem a segurança durante a Copa do Mundo, que será realizada em junho e julho deste ano no Brasil. Além disso, o sindicato afirma que, em 2013, 230 agentes federais deixaram seus cargos em todo o país, por desistência ou aposentadoria.

Para a entidade, um dos principais problemas é o fato de que muitos dos novos servidores já ingressam no departamento pensando em outros concursos.

UOL entrou em contato com o Ministério da Justiça e aguarda um posicionamento da pasta sobre as reivindicações dos policiais federais.

Fonte: UOL

Compartilhe:

Leia mais
Design sem nome (2) (1)
CSB defende transição tecnológica justa em reunião de conselheiros com ministra Gleisi Hoffmann
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara