Policiais federais entram em estado de greve em 18 Estados e no DF

Uma paralisação nacional já está marcada para o próximo dia 11, de acordo com Alexandre Santana Sally, diretor da Fenape

Agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal de 18 Estados e do DF (Distrito Federal) decidiram, em assembleias realizadas nesta quarta-feira (5), entrar em estado de greve.

Até o momento, já decretaram o estado de greve os servidores dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Roraima, Rondônia, Acre, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte.

Segundo a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais), havia assembleia marcada no Amapá, mas não houve quórum para votação. Nos demais Estados a previsão é que as assembleias ocorram amanhã (6).

Uma paralisação nacional já está marcada para o próximo dia 11, de acordo com Alexandre Santana Sally, diretor da Fenapef e presidente do Sindpolf-SP (Sindicato dos Servidores da Polícia Federal no Estado de São Paulo).

Segundo Sally, o estado de greve indica que a categoria pode parar a qualquer momento. “É a indicação para o governo de que estamos dispostos a paralisar as atividades caso as negociações não avancem”, disse ele, que afirma que a principal reivindicação da categoria é a reestruturação das carreiras.

“A reestruturação da carreira tem como reflexo também a questão salarial, mas não é só isso. Nós, por exemplo, temos cargo de nível superior com atribuições de nível médio”, afirmou Sally, que critica a falta de reconhecimento do nível superior. Em São Paulo, a categoria promete manifestações para apontar outros problemas, como o baixo efetivo e o aumento da evasão.

Copa do Mundo

De acordo com o Sindpolf-SP, a falta de estrutura e a falta de efetivo comprometem a segurança durante a Copa do Mundo, que será realizada em junho e julho deste ano no Brasil. Além disso, o sindicato afirma que, em 2013, 230 agentes federais deixaram seus cargos em todo o país, por desistência ou aposentadoria.

Para a entidade, um dos principais problemas é o fato de que muitos dos novos servidores já ingressam no departamento pensando em outros concursos.

UOL entrou em contato com o Ministério da Justiça e aguarda um posicionamento da pasta sobre as reivindicações dos policiais federais.

Fonte: UOL

Compartilhe:

Leia mais
Declaração Imposto de Renda 2025
Declaração do Imposto de Renda 2025 passará por mudanças, anuncia Receita Federal; saiba
Antonio Neto e Lula lançamento crédito do trabalhador
CSB acompanha lançamento do "Crédito do Trabalhador", nova modalidade de consignado
reunião centrais marinho e macedo 12-03-25
Centrais sindicais se reúnem com ministros Luiz Marinho e Márcio Macêdo em Brasília
juros consignado clt
Trabalhadores CLT pagam mais juros no consignado que servidores e aposentados
crise saúde mental mulheres afastamentos
Afastamentos relacionados à saúde mental crescem 68% em um ano; mulheres são maioria
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Produtividade aumenta em empresas que adotaram semana de 4 dias de trabalho no Brasil
IRPF 2025
Imposto de Renda 2025: confira tabela, prazos e quem precisa fazer a declaração
regulamentação trabalho aplicativos união europeia
União Europeia: o trabalho em plataformas digitais exige regulação, por Clemente Ganz
processos justiça trabalhista
Sobre números e narrativas na Justiça Trabalhista, por Guilherme Guimarães Feliciano
campanha contra escala 6x1 presidente prudente
Conselho Intersindical de Presidente Prudente intensifica campanha contra escala 6x1