Governo cria grupo para elaborar plano pela igualdade de gênero no trabalho

Plano pela igualdade de gênero no trabalho – A CSB participou nesta terça-feira (12) em Brasília do lançamento do Grupo de Trabalho que discutirá a elaboração do Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre Mulheres e Homens. A central foi representada pela dirigente sindical Maria Abadia de Souza, que compareceu em nome da presidente da CSB Mulher, Antonieta de Faria.

O grupo, coordenado pelo Ministério das Mulheres e pelo Ministério do Trabalho, debaterá não apenas a questão salarial e outros tipos de remuneração, mas os demais temas que envolvem a igualdade de gênero no mercado de trabalho, como ambiente de trabalho, oportunidades de ascensão profissional, divisão das responsabilidades no cuidado de crianças, idosos e pessoas incapacitadas e das tarefas domésticas, além de questões étnico-raciais.

“Para eliminar a disparidade salarial é preciso abordar todas as suas causas, desde normas culturais e práticas das empresas, até o ambiente político responsável por desenvolver as políticas públicas”, explicou Maria Abadia.

O objetivo do plano é estabelecer metas e ações concretas que promovam a autonomia econômica das mulheres, a redução da pobreza, o desenvolvimento social e a produtividade.

Relacionada: Em encontro com centrais sindicais, ministra das Mulheres fala sobre igualdade no trabalho

A iniciativa é mais um passo no processo de adequação do Brasil aos termos das Convenções 156 e 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que versam sobre igualdade de gênero no mundo do trabalho.

“Nós temos a missão de provocar um debate na sociedade, de sensibilizá-la, porque muitas das dificuldades apresentadas são também responsabilidade das famílias, que não dividem suas tarefas igualmente. Quando se olha para estatísticas como do cuidado com a família, quem mais cuida da família? Quem é chamado em caso de alguma emergência na creche ou quando um idoso se acidenta? Tudo isso pode influencia na carreira da mulher”, disse o ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

O primeiro passo foi dado em 1º de maio, quando o governo federal encaminhou ao Congresso Nacional o PL da Igualdade Salarial, já aprovado e sancionado, e decretou a criação do Grupo de Trabalho lançado oficialmente nesta terça.

“Os esforços do governo na promoção de igualdade entre homens e mulheres buscam atuar no núcleo dos empecilhos para vivência da igualdade. Destaco três pontos: o efetivo cumprimento do marco legislativo dos direitos da mulher no trabalho, a problematização da sobrecarga do trabalho doméstico e de cuidado que recai sobre as mulheres e a desnaturalização da divisão sexual do trabalho, que impõe lugares de ocupação menos qualificados e desvalorizados para as mulheres”, afirmou a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.

Também falaram na inauguração do grupo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alberto Bastos Balazeiro e o diretor da OIT no Brasil, Vinicius Pinheiro.

O GT terá reuniões quinzenais e será composto por representantes das centrais sindicais e dos seguintes ministérios: Casa Civil, Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; dos Direitos Humanos e da Cidadania; e da Igualdade Racial.

Maria Abadia e Cida Gonçalves

Veja também: CSB Mulher: Marcha das Margaridas e reuniões sobre projetos em defesa da mulher

Compartilhe:

Leia mais
STF pauta ações trabalhistas
Servidores públicos podem ser contratados via CLT e outros regimes, valida STF; entenda
reunião juizes de paz bahia csb
CSB-BA apoia regulamentação da profissão de juiz de paz em reunião com governo do estado
pesquisa prioridades profissinais de TI Fenati
Fenati chama profissionais de TI para definir prioridades de atuação dos sindicatos; saiba
juros altos famílias endividadas
Juros altos mantêm famílias endividadas, diz CNC; Copom deve elevar Selic nesta quarta
audiencia ministério do trabalho prevenção acidentes motociclistas
Audiência no MTE discute prevenção de acidentes com motociclistas profissionais
Debate ALMG PL 2238 servidores Ipsemg
Sindicato dos Servidores do Ipsemg defende valorização da carreira em debate na ALMG
Luiz Marinho nega mudança seguro-desemprego
"Deveriam estudar legislação", diz Marinho sobre ideias que mudariam seguro-desemprego
Nota tecnica 09 conalis mpt resumo
Procurador do Trabalho resume principais pontos da Nota Técnica nº 09 da Conalis; entenda
TRT 15 Campinas
Há 80 anos, caso de assédio moral inaugurou Justiça do Trabalho em Campinas
atualização cadastro sindical 2024
Prazo para atualizar cadastro sindical no MTE termina em dezembro; saiba como