PL 6.906/13: comissão aprova projeto que ameaça relações de trabalho

Na primeira semana de trabalho dos colegiados temáticos da Câmara, os destaques são a aprovação de requerimentos para debater as medidas provisórias 664 e 665, de ajuste fiscal, que dificultam o acesso do trabalhador a benefícios sociais trabalhistas e previdenciários, editadas no dia 30 de dezembro de 2014.

Essas audiências públicas irão ocorrer nas comissões de Trabalho, e na de Seguridade Social e Família.

Consórcio de empregadores urbanos
Outro destaque foi a aprovação, pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, do PL 6.906/13 (PLS 478/12), do ex-senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que acrescenta artigo 2º-A à CLT, e altera a Lei 8.212, de 24 de julho de 1991, para instituir o consórcio de empregadores urbanos.

O projeto é danoso para o trabalhador, pois equipara ao empregador o consórcio formado por pessoas, físicas ou jurídicas, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, dirige e assalaria a prestação pessoal de serviços.

Registro
O consórcio deverá ser registrado no Cartório de Títulos e Documentos do local da prestação dos serviços e, neste documento, será designado o empregador que administrará as relações de trabalho no consórcio.

Trabalho e Previdência
A anotação da Carteira de Trabalho e de Previdência Social será feita pelo empregador administrador, com menção à existência de consórcio registrado no Cartório de Títulos e Documentos.

Responsabilidade
Fica estabelecido que os membros do consórcio serão solidariamente responsáveis pelos direitos previdenciários e trabalhistas devidos ao empregado e, salvo disposição contratual em sentido diverso, a prestação de serviços a mais de um membro do consórcio não enseja a formação de outro vínculo empregatício.

Veja também os demais resultados dos colegiados temáticos nesta semana (10 a 12):

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

Aposentadoria compulsória aos 75 anos de ministros do STF
A Comissão aprovou, na última terça-feira (10), a redação final que será votada em segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 457/05 (PEC 42/03), do senador Pedro Simon (PMDB-RS), que altera o artigo 40 da Constituição Federal, relativo ao limite de idade para a aposentadoria compulsória do servidor público em geral, e acrescenta dispositivo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

A matéria trata da aposentadoria compulsória aos 75 anos de ministros do Supremo Tribunal Federal, dos demais Tribunais Superiores e do Tribunal de Contas da União. A proposta, se aprovada em segundo turno, segue para análise no Senado Federal. O texto aprovado é um ardil para impedir a presidente Dilma de indicar mais ministros para o Supremo em seu segundo mandato.

O relator da redação final é o deputado Sergio Zveiter (PSD-RJ).

Regulamentação das profissões de DJ
Aprovou também a redação final do PL 3.265/12 (PLS 322/10), do ex-senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que altera a Lei 6.533, de 24 de maio de 1978, para dispor sobre a regulamentação das profissões de DJ ou Profissional de Cabine de Som DJ (disc jockey) e Produtor DJ (disc jockey), com uma emenda de redação.

O relator da redação final é o deputado Lincoln Portela (PR-MG). A matéria segue agora para análise no Senado Federal.

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E DE SERVIÇO PÚBLICO

Dia nacional do arquiteto e urbanista
A Comissão aprovou o Requerimento 1/15, do deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS) para realização de audiência pública para instituir o dia 15 de dezembro como Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista.

Plano de Reestruturação dos Correios
Aprovou também o Requerimento 2/15, do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), para realização de audiência pública com propósito de debater o Plano de Reestruturação dos Correios.

Denúncias de fraudes envolvendo o Seguro-Desemprego
Foi aproivado ainda o Requerimento 3/15, do deputado Benjamin Maranhão (SD-PB), para que seja convocado o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e ainda o ministro do TCU, Marcos Bemquerer, a fim de prestarem esclarecimentos acerca de denúncias de fraudes envolvendo o Seguro-Desemprego.

Cenário do desemprego no Brasil
Aprovado com alteração o Requerimento 4/15, do deputado Benjamin Maranhão (SD-PB), para realização de audiência pública para discutir o atual cenário do desemprego no Brasil.

Perspectivas de geração de emprego e renda no Brasil
O Colegiado aprovou o Requerimento 5/15, do deputado André Figueiredo (PDT-CE), para convidar ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, a fim de expor as ações em desenvolvimento e metas a serem cumpridas no exercício de 2015, além das perspectivas de geração de emprego e renda no Brasil.

Impactos sociais das novas regras do auxílio-doença e pensão por morte
Dentre as propostas analisadas foi aprovado o Requerimento 6/15, do deputado André Figueiredo (PDT-CE), convidando ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, a fim de expor as ações em desenvolvimento e metas a serem cumpridas no exercício de 2015, além dos impactos sociais das novas regras do auxílio-doença e pensão por morte incluídas na MP 664/14 que tramita no Congresso Nacional. A matéria foi aprovado a transformada em audiência conjunta com a Comissão de Seguridade Social e Família.

Execução de bens de Estados estrangeiros
Colegiado aprovou o PL 245/11, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que determina que a imunidade de execução em favor de Estado estrangeiro não alcança o crédito trabalhista.

O deputado Augusto Coutinho (SD-PE), relator da matéria, ofereceu parecer pela rejeição deste e do PL 3.276/12, anexado. A proposta também foi rejeitada na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e segue agora para análise na Comissão de Constituição e Justiça.

Atividades físicas e desportivas por policiais
Aprovado também o PL 735/11, do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), que considera de especial interesse para o País, a prática regular de atividades físicas e desportivas por policiais federais, policiais rodoviários federais, policiais ferroviários federais, policiais civis, policiais militares, e bombeiros militares, e determina sua incorporação nas rotinas dessas corporações.

A relatora, deputada Gorete Pereira (PR-CE) proferiu parecer reformulado pela aprovação, com substitutivo. O deputado André Figueiredo (PDT-CE) apresentou voto em separado. A proposta também será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição, Justiça e de Cidadania.

COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO

Desoneração da folha de pagamento do setor produtivo
A Comissão aprovou o Requerimento 2/15, do deputado Manoel Junior (PMDB-PB), que propõe a realização de audiência pública destinada a debater proposta de desoneração da folha de pagamento do setor produtivo.

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Consórcio de empregadores urbanos
A Comissão aprovou parecer apresentado ao PL 6.906/13 (PLS 478/12), do ex-senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que acrescenta artigo 2º-A à CLT, e altera a Lei 8.212, de 24 de julho de 1991, para instituir o consórcio de empregadores urbanos.

Apresentou parecer pela aprovação do projeto, com emenda, o relator, deputado Antonio Balhmann (Pros-CE). A matéria também será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família, de Trabalho, de Administração e de Serviço Público, e de Constituição, Justiça e Cidadania.

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA

Impactos da MP 664/14
Colegiado aprovou o Requerimento 16/15, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), para que seja convidado para participar de audiência pública conjunta com a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, o ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, a fim de expor as ações em desenvolvimento e metas a serem cumpridas no exercício de 2015, bem como, os impactos sociais das novas disposições estabelecidas pela MP 664/14.

O requerimento foi aprovado com alteração e subscrito pelos deputados Luiz Carlos Busato (PTB-RS) e Flávia Morais (PDT-GO).

Fonte: Diap

Compartilhe:

Leia mais
inss-convoca-4-milhoes-para-fazer-prova-de-vida
Aposentados e pensionistas do INSS terão reajuste até fevereiro; saiba novos valores em 2025
valores seguro-desemprego 2025
Novos valores do seguro-desemprego para 2025 são definidos com reajuste pelo INPC; confira
centrais sindicais nota sobre mudanças na meta
Centrais sobre mudanças na Meta: Pela soberania nacional, contra o imperialismo midiático
Conselho previdência aprova aumento teto juros consignado inss
Conselho aprova aumento dos juros para consignado do INSS, mas nega proposta dos bancos
imposto de renda 2025 tem tabela congelada
Tabela do Imposto de Renda 2025 fica congelada, e quem ganha menos de 2 mínimos pagará IR
Sindicato vigilantes niterói shopping plaza sul
Vigilantes de Niterói dão ultimato a shopping com serviço irregular de segurança
TST reconhece vínculo de trabalhadora PJ
TST: Somente sindicatos de trabalhadores podem propor ações de dissídio coletivo
reforma trabalhista argentina milei
Reforma trabalhista de Milei inclui pagamento em cupons e renúncia à convenção coletiva
STF licença-maternidade seis meses servidores
Plenário do STF valida licença-maternidade de 6 meses para todas as servidoras e pai solo
Campanha Janeiro Branco 2025
Janeiro Branco: A importância da saúde mental nas empresas, de Maria Auxiliadora Camargo