É permitido usar camisa da seleção no trabalho durante jogos da Copa do Mundo?

Com a proximidade da Copa do Mundo, muitos funcionários estão se perguntando sobre se haverá alteração no expediente e outras regras no ambiente de trabalho nos dias de jogo da seleção brasileira. Uma dúvida comum é se é permitido ou não usar a camisa do time do Brasil. De acordo com apuração feita pela reportagem do UOL. cada empresa tem uma política diferente.

O mais comum é que a empresa libere os funcionários no horário dos jogos – tanto quem está trabalhando de casa como quem está na empresa. Renata Rivetti, diretora da Reconnect Happiness at Work, consultoria especializada em felicidade no trabalho, afirma que o melhor caminho para as empresas é sempre conversar com os colaboradores, principalmente aquelas que estão em trabalho híbrido.

Segundo Rivetti, às vezes as empresas querem fazer um momento de descontração com os funcionários, mas eles gostariam apenas de ficar com amigos e família.

Vou assistir ao jogo na empresa, posso usar camisa do Brasil? Depende. Eliane Ramos, presidente do conselho deliberativo da ABRH-Brasil (Associação Brasileira de Recursos Humanos), diz que é preciso de bom senso nessas horas.

Se a empresa tiver um ambiente mais formal, a indicação é ir trabalhar com os trajes de todos os dias. Se a empresa anunciar que haverá um momento de descontração para que todos assistam ao jogo juntos, pode sim usar a camisa da seleção — mas só na hora do jogo. Depois, para continuar o trabalho, Ramos indica que o profissional troque de roupa.

Quando não usar a camisa de jeito nenhum? Marcelo Souza, CEO do Grupo Soulan, empresa de recursos humanos, afirma que quem trabalha com exposição ao público não deve usar a camiseta do Brasil, a não ser que haja uma liberação explícita do RH da companhia.

Quem trabalha em escritórios que exigem roupas mais sérias, também deve evitar a camisa da seleção. A orientação é que os funcionários só usem a camisa se houver autorização da empresa, para evitar problemas. Se a empresa já adotar roupas mais casuais no dia a dia, não tem problema. Souza afirma que só não pode associar a camisa a questões políticas.

Empresa é obrigada a dispensar o funcionário? Não, ela pode inclusive pedir que o funcionário trabalhe normalmente no horário dos jogos. A orientação dos especialistas é que os trabalhadores sejam dispensados ou que possam assistir aos jogos durante o expediente. Há empresas que vão dar as horas de folga e outras que os funcionários vão precisar compensar com banco de horas.

Quando o Brasil joga? A Seleção Brasileira joga contra a Sérvia no dia 24 de novembro (quinta-feira), às 16 horas. Depois, enfrenta a Suíça no dia 28 de novembro (segunda-feira), às 13 horas. A última partida está marcada para o dia 2 de dezembro (sexta-feira), às 16 horas, contra Camarões. As datas da segunda fase dependem dos resultados destas partidas.

Fonte: UOL

Leia também: Órgãos federais terão expediente reduzido em dias de jogo do Brasil na Copa

Compartilhe:

Leia mais
reforma IR centrais com Haddad
Centrais debatem reforma do Imposto de Renda com Haddad e pedem fim da cobrança sobre PLR
Imposto de renda mínimo milionários
Imposto de Renda mínimo para compensar isenção pode gerar superávit e afetar apenas milionários
ministra do planejamento e orçamento simone tebet
Governo quer eliminar prazo que limitaria vigência da ampliação da isenção do Imposto de Renda
greve entregadores ifood 2025
Entregadores do iFood e outros apps anunciam paralisação nacional de dois dias
truque contra isenção imposto de renda
Elio Gaspari: O truque do ‘desde que’ contra aumento da isenção do Imposto de Renda
Imposto de renda irpf
Adriana Marcolino: Proposta de novo Imposto de Renda é avanço para tributação mais justa
greve trens sp cptm
Ferroviários anunciam greve dos trens em SP contra privatização de linhas da CPTM
isenção imposto de renda 5 mil (2)
Isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil pode elevar o PIB em até 3 pontos, diz Sindifisco
centrais reajuste piso regional rs 2025
Centrais apresentam ao governo pauta sobre reajuste do piso regional do RS
STAMRJ frente parlamentar taxi
STAMRJ: Taxistas se mobilizam no Congresso para reverter fim da transferência de alvarás