É permitido usar camisa da seleção no trabalho durante jogos da Copa do Mundo?

Com a proximidade da Copa do Mundo, muitos funcionários estão se perguntando sobre se haverá alteração no expediente e outras regras no ambiente de trabalho nos dias de jogo da seleção brasileira. Uma dúvida comum é se é permitido ou não usar a camisa do time do Brasil. De acordo com apuração feita pela reportagem do UOL. cada empresa tem uma política diferente.

O mais comum é que a empresa libere os funcionários no horário dos jogos – tanto quem está trabalhando de casa como quem está na empresa. Renata Rivetti, diretora da Reconnect Happiness at Work, consultoria especializada em felicidade no trabalho, afirma que o melhor caminho para as empresas é sempre conversar com os colaboradores, principalmente aquelas que estão em trabalho híbrido.

Segundo Rivetti, às vezes as empresas querem fazer um momento de descontração com os funcionários, mas eles gostariam apenas de ficar com amigos e família.

Vou assistir ao jogo na empresa, posso usar camisa do Brasil? Depende. Eliane Ramos, presidente do conselho deliberativo da ABRH-Brasil (Associação Brasileira de Recursos Humanos), diz que é preciso de bom senso nessas horas.

Se a empresa tiver um ambiente mais formal, a indicação é ir trabalhar com os trajes de todos os dias. Se a empresa anunciar que haverá um momento de descontração para que todos assistam ao jogo juntos, pode sim usar a camisa da seleção — mas só na hora do jogo. Depois, para continuar o trabalho, Ramos indica que o profissional troque de roupa.

Quando não usar a camisa de jeito nenhum? Marcelo Souza, CEO do Grupo Soulan, empresa de recursos humanos, afirma que quem trabalha com exposição ao público não deve usar a camiseta do Brasil, a não ser que haja uma liberação explícita do RH da companhia.

Quem trabalha em escritórios que exigem roupas mais sérias, também deve evitar a camisa da seleção. A orientação é que os funcionários só usem a camisa se houver autorização da empresa, para evitar problemas. Se a empresa já adotar roupas mais casuais no dia a dia, não tem problema. Souza afirma que só não pode associar a camisa a questões políticas.

Empresa é obrigada a dispensar o funcionário? Não, ela pode inclusive pedir que o funcionário trabalhe normalmente no horário dos jogos. A orientação dos especialistas é que os trabalhadores sejam dispensados ou que possam assistir aos jogos durante o expediente. Há empresas que vão dar as horas de folga e outras que os funcionários vão precisar compensar com banco de horas.

Quando o Brasil joga? A Seleção Brasileira joga contra a Sérvia no dia 24 de novembro (quinta-feira), às 16 horas. Depois, enfrenta a Suíça no dia 28 de novembro (segunda-feira), às 13 horas. A última partida está marcada para o dia 2 de dezembro (sexta-feira), às 16 horas, contra Camarões. As datas da segunda fase dependem dos resultados destas partidas.

Fonte: UOL

Leia também: Órgãos federais terão expediente reduzido em dias de jogo do Brasil na Copa

Compartilhe:

Leia mais
Camara aprova teto salario minimo e mudança bpc
Corte de gastos: Câmara aprova teto para aumento do salário mínimo e mudança no BPC
CSB na Secretaria nacional da juventude conjuve
CSB assume cadeira no Conjuve, conselho que debate políticas públicas para a juventude
codefat aprova calendario pagamento abono salarial 2025
Conselho aprova calendário de pagamento do Abono Salarial para 2025; confira datas
regras aposentadoria 2025 reforma da previdência
Haverá ajuste na idade para pedir aposentadoria em 2025; entenda as novas regras da previdência
Câmara aprova fim da desoneração da folha de pagamento
Câmara aprova imposto mínimo de 15% sobre lucro de multinacionais, seguindo padrão da OCDE
aumento salário mínimo 1954 getúlio vargas
O que aconteceu no Brasil depois que Getúlio aumentou em 100% o salário mínimo
Fachada tst
TST derruba regra da reforma trabalhista que limitava acesso à Justiça gratuita; entenda
trabalhadora obrigada a mostrar os seios
Empresa é condenada a indenizar trabalhadora obrigada a mostrar os seios para superior
paralisação sindimetropolinato ônibus porto alegre
Rodoviários da região de Porto Alegre paralisam atividades por reajuste salarial não pago
Flavio Dino e Rubens Paiva
Lembrando Rubens Paiva, Dino defende que Lei da Anistia não se aplica a ocultação de cadáver