Central dos Sindicatos Brasileiros

Parceria promove atualização para técnicos agrícolas

Parceria promove atualização para técnicos agrícolas

O curso será oferecido pelo Sintag-RR em parceria com a Embrapa

Já estão abertas, na Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), as inscrições para os técnicos agrícolas interessados em participar do curso de atualização em Fitossanidade, promovido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e o Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Roraima (Sintag-RR).

A capacitação, que está programada para começar no próximo dia 27, está dividida em cinco etapas. A primeira parte do curso que abordará a parte de Doenças (Identificação em geral de vírus, nematóides, fungos e bactérias), será realizada nos dias 27 e 28 de fevereiro.

A segunda parte, nos dias 01 e 04 de março, abordará o tema Pragas (identificação em geral). No dia 05 de março será a vez de tratar sobre Métodos de Controle. Dia 06 de março o assunto abordado será Plantas invasoras e finalizando o curso, será abordado o assunto Receituário Agronômico, no dia 07 de março.

Segundo o presidente do Sintag-RR, Claudionei Simon, a iniciativa da realização dessa capacitação ocorreu em razão da deficiência desse tipo de conhecimento identificada entre os profissionais que atuam na área agrícola do estado. “Convivemos diariamente com profissionais dessa área e produtores no campo, e identificamos a necessidade de promover mais conhecimentos sobre esse assunto, visando garantir a sanidade vegetal, a produtividade agrícola e, sobretudo a segurança alimentar”, comentou.

Ele destacou ainda que este ano a Lei de Agrotóxicos deverá ser aplicada com mais rigor, com aumento da fiscalização e aplicação de punições e para isso, os profissionais técnicos agrícolas deverão estar preparados para atender a essa demanda também e levar os agricultores a trabalhar dentro da legislação. “Esse curso será uma atualização importante para que os profissionais estejam preparados também para atuar conforme a legislação vigente”, observou.

Ao todo, o curso que é gratuito e será realizado na Embrapa, com o apoio da Aderr, Seapa (Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) terá o total de 64 horas/ aula. A Aderr, local de inscrição, fica na rua Coronel Mota, número 1.142, no Centro. As vagas são limitadas. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 8111-5203 e 9115-2181.

Fonte: Folha de Boa Vista