Parceria com o INSS permite que associados deem entrada na aposentadoria direto no Sindpd

Um acordo de cooperação entre a Previdência Social e sindicatos paulistas permitirá, até o fim do ano, que cerca de 228 mil pessoas peçam aposentadoria e outros benefícios direto nos seus sindicatos; o número sobe para 513 mil se somados os que ainda não são sindicalizados. A iniciativa evita a longa fila de espera dos trabalhadores por um atendimento num posto da Previdência Social.

Com a parceria, será implantado um sistema totalmente integrado entre os sindicatos e o INSS. O segurado que preferir fazer a solicitação da aposentadoria pelo sindicato terá, portanto, um atendimento de um profissional treinado pelo INSS.

Além do Sindpd, inicialmente, mais três sindicatos farão o mesmo atendimento: o Sinpro – SP (professores de escolas privadas), o SindMetal (metalúrgicos de Osasco e Região) e Saesp (administradores do Estado de São Paulo). No caso do Sindpd, o atendimento já é realizado na sede do Sindicato, na Avenida Angélica, desde 2012.

Em entrevista para o jornal Agora desta terça-feira, 3, o presidente do Sindpd, Antonio Neto, falou sobre a integração dos sistemas da Previdência Social e dos sindicatos. “Foi uma surpresa positiva saber que o INSS estava disposto a trazer sua tecnologia para dentro da estrutura do Sindicato”, comentou.

Celeridade

A integração digital entre as organizações envolvidas no processo é essencial e tem o objetivo claro de desburocratização do atendimento e a agilização da concessão de benefícios ao trabalhador.

A proposta é que a documentação em papel seja extinta pela documentação totalmente digitalizada – sem retenção dos documentos do trabalhador -, o que promete, a longo prazo, um encurtamento nas filas dos postos da Previdência e um atendimento mais personalizado dentro dos sindicatos parceiros.

Agende seu atendimento

O departamento de aposentados do Sindpd é responsável pelo atendimento gratuito dos associados há mais de cinco anos e tem mostrado sua relevância a cada ano.

“Desde a criação do departamento fizemos essa parceria com o INSS e temos atendido todos os associados que nos procuram para levantamento do seu histórico no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que apresenta dados desde o primeiro emprego até o momento da aposentadoria”, explicou o coordenador do departamento, Nivan Gomes. Segundo ele, a estimativa de atendimento do departamento chega a cerca de 10 pessoas por semana.

Com a crescente procura pelo serviço, Nivan Gomes afirma que o processo digital vai agilizar o procedimento, o que significa um grande ganho para o trabalhador. “Hoje o processo demora um tempo razoável e, com essa plataforma digital, poderemos fazer tudo mais rápido. A tendência é que as pessoas procurem o Sindicato, onde eles podem vir tranquilos, sem filas e sem agendamento”, explicou.

O departamento dos aposentados do Sindpd faz plantão de segunda a sexta das 9h às 17h30. Para mais informações, ligue para (11) 3823-5600.

Veja como vai funcionar o processo na imagem abaixo:

*Imagem do jornal Agora – 3/10/2017

Fonte: Sindpd

Compartilhe:

Leia mais
contra a pec 662023
PEC 66/2023 tenta impor a estados e municípios Reforma da Previdência de Bolsonaro
seca região norte auxílio pescadores
Pescadores afetados pela seca na região Norte receberão auxílio extraordinário
CARF
Empresas do mesmo grupo são solidárias por obrigações previdenciárias, decide Carf
grávida pedido demissão anulado tst
TST anula pedido de demissão de grávida feito sem participação do sindicato
Aloysio correa da veiga presidente tst
Empregado não pode ser PJ, diz próximo presidente do Tribunal Superior do Trabalho
inclusão pessoas com autismo mercado de trabalho
Nova lei promove inclusão de pessoas com autismo no mercado de trabalho
Assédio eleitoral trabalhador indenização
Assédio eleitoral: trabalhador demitido por negar apoio a Bolsonaro será indenizado
Lula precisa dar mais segurança aos trabalhadores
Lula precisa honrar seus compromissos e dar mais segurança aos trabalhadores
Golpe internet indenização trabalhista
Justiça alerta para novo golpe sobre pagamento de indenizações trabalhistas
ataque israel líbano beirute 2024
Nota: centrais pedem diálogo pela paz em meio à escalada de conflitos pelo mundo