OAB/RJ atua como mediadora em encontro de sindicatos

A pauta foi a ingerência das entidades públicas em acordos, convenções trabalhistas e deliberações de sindicatos

Atuando como mediadora, a OAB/RJ sediou nesta quarta-feira, dia 28, um encontro entre diversas centrais sindicais, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Ministério Público (MP). A pauta foi a ingerência das entidades públicas em acordos, convenções trabalhistas e deliberações de sindicatos.

Alegando que a legislação atual promove um cerceamento das formas demobilização política e financeira dos sindicatos, os representantes dos trabalhadores solicitaram a suspensão dos procedimentos e ações movidas contra esses grupos pelo MP, que respondeu ser necessária uma deliberação em âmbito nacional e se comprometeu a levar as questões para discussão.

De acordo com o presidente da Comissão de Justiça do Trabalho da Seccional, Marcus Vinicius Cordeiro, a reunião foi proveitosa no sentido de aproximar as instituições e estabelecer um diálogo “Atuamos como uma entidade facilitadoraesperamos continuar colaborando com o debate”, disse. Estiveram presentes, ainda, os presidentes da subseção da Barra da Tijuca, Ricardo Menezes, e da recém criada Comissão de Direito Sindical da OAB/RJ.

Compareceram ao encontro representantes da Força Sindical, da Central dos Sindicatos Brasileiros, da União Geral dos Trabalhadores, Central dos Trabalhadores do Brasil, do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada do Rio de Janeiro, do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro, da Central Geral dos Trabalhadores e do Sindicato dos Comerciários.

Fonte: Jusbrasil/ OAB-RJ

Compartilhe:

Leia mais
crimes virtuais lucro brasil
Crimes virtuais já são principal fonte de lucro de quadrilhas e rendem R$ 186 bilhões no Brasil
trabalhadores resgatados paraíba
Fiscalização resgata 59 trabalhadores em condições precárias na construção de prédios de luxo na PB
Recorde de ações justiça do trabalho 2024
Ações na Justiça do Trabalho ultrapassam 2 milhões em 2024, maior número desde 2017
mercado-livre-condenacao-trt
TRT mantém condenação contra empresa do Mercado Livre após ação do Sindpd-SP
Fachada tst
Empresas devem entregar lista de funcionários para sindicatos, decide TST
Paulo de Oliveira seaac csb oab presidente prudente
Diretor da CSB é reconduzido à presidência da Comissão de Direito Sindical da OAB em SP
Acordo global sobre inteligência artificial
EUA e Reino Unido rejeitam acordo global sobre IA durante cúpula em Paris
Endividamento das famílias janeiro 2025
Endividamento das famílias cai em janeiro, mas aumento dos juros deve reverter cenário
novo consignado trabalhadores clt caixa e banco do brasil
Lula quer atuação dos bancos públicos em novo consignado para trabalhadores CLT
aço brasil industria siderurgica
Brasil planeja taxar big techs caso Estados Unidos imponha tarifas sobre aço e alumínio