Cooperativa organiza os taxistas que trabalham no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP)
Para apoiar o serviço de táxi na cidade de Guarulhos (SP), o vice-presidente da CSB e diretor do Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditaxi/CE), Francisco Moura, participou, na última quinta-feira (17), da inauguração da nova sede da Guarucoop. O evento que reuniu cerca de 1500 pessoas, além de apresentar o prédio da entidade no bairro Jardim Paraventi, também empossou a diretoria eleita para o mandato dos próximos dois anos à frente da Cooperativa Mista de Trabalho dos Motoristas Autônomos de Táxis do município.
De acordo com Moura, o progresso da Guarucoop é um sinal positivo para a categoria guarulhense, já que as conquistas da cooperativa refletem em benefícios para os profissionais. Para o presidente, melhoras na organização e mobilização dos trabalhadores até em âmbito nacional são uma consequência da evolução da entidade.
“A Guarucoop tem um papel decisivo nas lutas dos taxistas de Guarulhos e do Brasil. Precisamos lembrar, por exemplo, o incansável esforço da cooperativa em Brasília pela regularização dos aplicativos de transporte individual de passageiros [como o Uber]. A Guarucoop é a maior cooperativa de táxis da América Latina e visa muito o bem-estar da categoria e dos usuários de táxi. E, com certeza, tem benefícios a oferecer”, destaca Moura.
No dia, o governador de São Paulo, Márcio França, e o prefeito de Guarulhos, Guti, também prestigiaram a categoria. Presente no evento, França ressaltou a importância da cooperativa para o segundo maior município do estado. Atualmente, Guarulhos possui mais de 1,3 milhão de habitantes. “É um prédio muito bonito, uma cooperativa forte, e fico muito contente de ver a organização e a competência pra fazer”, disse o governador.
Entre as autoridades políticas, ainda participou da inauguração o secretário de Serviços Públicos de Guarulhos e atual vice-presidente da Guarucoop, Edmilson Americano. O secretário foi presidente da cooperativa por onze anos, mas, na semana passada, passou o bastão para Waldir Almeida da Silva.
Saiba quais são as prioridades do secretário de Serviços Públicos de Guarulhos
Segundo o também presidente da CSB Ceará, Francisco Moura, a presença dos governantes e vereadores ressaltam a importância da categoria e da organização dos trabalhadores.
“Essa união dos taxistas do Brasil é muito importante, e a CSB tem dado um apoio enorme à luta dos profissionais. Hoje, somos a Central com o maior número de taxistas filiados, mas não deixamos de acreditar no poder da união entre as centrais, cooperativas e associações. A mobilização pela aprovação do Projeto de Lei 5587/2016 é prova disso. E temos que continuar defendendo a profissão para mantermos vivo o sistema de táxi no Brasil”, conclui Moura.