Central dos Sindicatos Brasileiros

Nota à imprensa | Nossa indústria pede socorro

Nota à imprensa | Nossa indústria pede socorro

A Central dos Sindicatos Brasileiros vem a público manifestar seu repúdio com a decisão unilateral do Governo Norte-americano de reclassificar os países em desenvolvimento.

A decisão do Governo Trump é ilegal e atenta contra as regras do comércio mundial. Tal atitude demonstra que os tentáculos norte-americanos continuam a asfixiar a soberania dos demais países sempre utilizando de subterfúgios como “investigações de medidas de defesa comercial”.

Em nenhum momento as normas determinadas pela OMC (Organização Mundial do Comércio) foram respeitadas, o que explicita o caráter autoritário, unilateral e desleal.

A ação vai acelerar o aprofundamento da desindustrialização que já ocorre no Brasil, colocando em risco as nossas indústrias, empregos e o desenvolvimento nacional. Essa medida de pronto deverá afetar as exportações nacionais que já vem sofrendo com as medidas compensatórias dos EUA.

O que mais nos choca é a inércia e submissão do Itamaraty à decisão unilateral dos norte-americanos. O Governo de Jair Bolsonaro segue colocando seus interesses ideológicos e políticos à frente dos interesses do povo brasileiro e condenando assim o setor produtivo ao colapso.

É urgente que o Governo reaja junto aos organismos internacionais contra a ação americana sob a pena de asfixiar definitivamente o setor industrial brasileiro.

Antonio Neto,
Presidente da CSB