Nota de repúdio às declarações do Secretário Especial de Desestatização, Salim Mattar

A FEITTINF vem a público demonstrar seu total repúdio e indignação com as declarações do Sr. Salim Mattar que atacou de forma caluniosa os servidores públicos da DATAPREV (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência) e do SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados).

Na manhã desta terça-feira (21), em entrevista à Rádio Gaúcha (Grupo RBS/Globo RS), o empresário e secretário especial de desestatização do Ministério da Economia acusou os trabalhadores das empresas públicas de vender os dados dos brasileiros. Mattar não apresentou nenhuma prova e nem indício, apenas utilizou o espaço para mentir e caluniar profissionais que muito contribuem para o Brasil.

“Empresa estatal não funciona bem. Você verifique que os nossos dados estão SENDO VENDIDOS PELOS SERVIDORES PÚBLICOS DESSAS ESTATAIS [SERPRO e DATAPREV]. Então nós temos que privatizar porque, se privatizar, tem legislação, poderemos processar essas pessoas, é muito diferente”, foram com essas ultrajantes palavras que Salim Mattar vociferou ataques aos trabalhadores.

O secretário de desestatização não menciona, por exemplo, o processo de desmonte da DATAPREV que já está em curso. Episódio que já está trazendo consequências no dia-dia da população brasileira quando vimos perplexos a volta da chamada “fila do INSS”, uma fila que está atrasando o acesso a devida aposentadoria pelos contribuintes brasileiros e que faz o Governo contratar de forma emergencial 7.000 militares. A pergunta que fica é: a quem essa agenda atende? Certamente não é ao povo brasileiro e nem os interesses nacionais.

Mattar não cita, por exemplo, que ao passar a gestão dos nossos dados previdenciários para uma empresa privada, isso é, que tem compromisso único e exclusivo com o lucro de seus acionistas, o atual governo se arrisca a um vazamento sem precedentes dos dados da grande maioria dos brasileiros. Exemplos recentes de manipulação de dados em massa obtidos de maneira ilegal, tal como vimos com o caso Facebook x Cambridge Analytca, mostraram o quão perigoso pode ser para um país passar para uma empresa acostumada ao tratamento comercial dos dados.

Qual a garantia que o povo brasileiro tem que os dados não serão utilizados para atender anseios diferentes dos devidos objetivos da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência?

A sanha privatista e de desmonte do Estado do empresário, que lucra em sua empresa às custas de gordos subsídios fiscais (pagos pela população) para ter o grosso de seu faturamento na venda de carros a um preço inferior ao do mercado, mostrou que não tem limites. Ele escolheu que não vai medir esforços para entregar os nossos dados para a iniciativa privada. O secretário tenta colocar jogar o povo brasileiro contra os servidores em busca de facilitar a negociata do patrimônio brasileiro. Para Mattar, vale mentir, caluniar e destruir a história da DATAPREV e do SERPRO, uma história que muito nos orgulha.

Defender a DATAPREV e o SERPRO é defender o direito à privacidade, à soberania nacional e, sobretudo, é defender a democracia. É DEFENDER O BRASIL!

A FEITTINF irá acionar o Sr. Salim Mattar na justiça e adotará todas as ações judiciais cabíveis.

Não vamos tolerar que ataquem os trabalhadores da DATAPREV e do SERPRO!

NÃO À PRIVATIZAÇÃO DA DATAPREV E DO SERPRO!

Antonio Neto
Presidente da FEITTINF e do SINDPD-SP
FEITTINF – Federação Interestadual dos Trabalhadores de Tecnologia da Informação
SINDPD-SP – Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo

Compartilhe:

Leia mais
Design sem nome (2) (1)
CSB defende transição tecnológica justa em reunião de conselheiros com ministra Gleisi Hoffmann
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara