Central dos Sindicatos Brasileiros

Nota da CSB: STF carimba mais uma mácula na toga

Nota da CSB: STF carimba mais uma mácula na toga

Após o STF, ao mesmo tempo, jogar contra a constituição e atacar os trabalhadores, a CSB expõe o caráter elitista da decisão que afastou os sindicatos das negociações

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de legislar em afronta à Constituição Brasileira, para que os patrões imponham unilateralmente redução salarial ou suspensão de contrato para trabalhadores com ganho de até R$ 3.135,00, é uma verdadeira atrocidade contra os trabalhadores mais vulneráveis, contra a Constituição é mais uma mácula na Suprema Corte do País.

São justamente os trabalhadores humildes que estão mais expostos às pressões dos patrões. Sindicatos do Brasil inteiro recebem denúncias de que empresas estão pressionando os trabalhadores a reduzirem salários sem a respectiva redução da jornada.
Infelizmente, e seguramente acostumados com as realidades sociais de países ao Norte, muitos ministros da Corte mostraram um desconhecimento monumental da realidade brasileira, do povo e dos sindicatos, a ponto de se esbaldarem em comentários e ataques grotescos e escravocratas contra os trabalhadores e suas entidades representativas.

Da mesma forma que os escravagistas consideravam razoável e até um favor ao escravo o fornecimento de um pouco de comida e um teto de palha, ministros do STF asseveraram que mais importante que direitos, renda e a própria Constituição é manter um emprego degradante, com corte de salários e sem assistência de quem pode lhe proteger, que é o seu sindicato.

A jornada em defesa da Constituição agora se concentra no Congresso. Sigamos em frente!

Antonio Neto
Presidente Nacional da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB)