Central dos Sindicatos Brasileiros

Nota da CSB – Homenagem ao líder sindical Raphael Martinelli

Nota da CSB – Homenagem ao líder sindical Raphael Martinelli

É com pesar que recebemos a notícia do falecimento do histórico líder sindical Raphael Martinelli aos 95 anos.

Raphael Martinelli foi líder sindical dos ferroviários antes do golpe de 1964, amigo do presidente João Goulart, militante do PCB (Partido Comunista Brasileiro), ajudou a organizar o PUA (Pacto de Unidade e Ação) e o CGT (Comando Geral dos Trabalhadores) até a tomada do poder pelos militares.

Sempre na defesa dos trabalhadores e dos mais vulneráveis, seu nome constou da primeira lista de cassações dos golpistas, escapou de ser preso pela ditadura e ajudou a organizar a ALN (Ação Libertadora Nacional) junto com Marighella e Joaquim Câmara Ferreira. Como militante da ALN participou da luta contra a ditadura até ser capturado pelos inimigos da democracia e da pátria. Foi preso político por longos anos, saiu da prisão, estudou e se formou advogado do Sindicato dos Ferroviários, sua categoria profissional.

Raphael Martinelli esteve presidente do Fórum dos ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo e foi figura importante de toda a luta pela abertura dos arquivos da repressão militar e pela punição dos torturadores e apoiadores.

Raphael deixa um legado de luta e amor pelo país, principalmente na defesa dos trabalhadores e do fortalecimento do movimento sindical.

A direção da CSB se solidariza com seus familiares e amigos.

Antonio Neto
Presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros