Central dos Sindicatos Brasileiros

Na pandemia, 942 pessoas foram resgatadas do trabalho escravo no Brasil

Na pandemia, 942 pessoas foram resgatadas do trabalho escravo no Brasil

Segundo o Painel de Informações e Estatísticas da Inspeção do Trabalho no Brasil, no ano de 2020, em plena pandemia de Covid-19, foram resgatadas 942 pessoas do trabalho escravo no Brasil.

Casos incluem os de 24 trabalhadores indígenas que foram resgatados em condições análogas à escravidão no dia 24 de junho. Quatro deles eram adolescentes, um com apenas 15 anos.
Nenhum dos indígenas tinha carteira assinada, e todos estavam com dívidas com o empregador, que cobrava aluguel e comida superfaturada.

Não apenas os trabalhadores indígenas foram submetidos a essas condições, mas também suas famílias, entre elas seis crianças, que dormiam no mesmo alojamento.

Apesar de ilegal no Brasil desde 1888, o trabalho escravo segue sendo um problema que o país não conseguiu eliminar. Em 2019, 1.054 pessoas foram resgatadas em todo o país vítimas do trabalho escravo contemporâneo.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 40 milhões de pessoas no mundo sofrem com o trabalho escravo. E uma em cada quatro vítimas da escravidão moderna é criança – o que representa 10 milhões de crianças.

Fonte: Observatório do Terceiro Setor