Iniciativa nasceu após governo tentar descumprir a Constituição Estadual e privatizar estatais sem a decisão do povo
O movimento sindical gaúcho protocolou na noite desta terça-feira (16), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, documento com mais de 80 mil assinaturas de eleitores de 358 cidades gaúchas contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 272/19, que retira do texto a exigência de plebiscito para privatização das estatais Sulgás, CRM e CEEE, objetivo do atual governo.
Antes de protocolar, os representantes dos movimentos entregaram uma cópia ao presidente da Assembleia, Luís Augusto Lara. O documento deve referendar um projeto de defesa da Constituição Estadual.
Segundo o secretário-geral da Seccional Rio Grande do Sul da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Luciano dos Santos, que na ocasião representou o presidente da Seccional, Sergio Arnoud, a Central é totalmente contra o não cumprimento da Lei.

Foram aproximadamente dois meses de coletas em diversas regiões do estado, que demonstram a vontade do povo.
“Ontem (15), terminamos de contabilizar as assinaturas e chegamos a uma quantidade bastante expressiva. Nós fizemos uma força tarefa onde nós trabalhamos em várias ações de coleta de assinatura em parques, eventos, nas ruas e em todos os ambientes que poderíamos fazer essa coleta. Com certeza essas assinaturas irão influenciar muito no posicionamento dos deputados, pois essa é a vontade do povo. Nunca ocorreu uma coleta tão grande de assinatura no Rio Grande do Sul”, disse Pedro Antonio Leivas, diretor do Sindicato dos Mineiros de Candiota, entidade filiada à CSB.







