Representante da CSB participa das negociações que visam a melhorias salariais e educacionais
O dirigente da CSB de Alagoas e presidente do Sindicato dos Mototaxistas e Motoboys do Estado de Alagoas (SIMMEAL), Ed Sampaio, entregou para o presidente do Senado, Renan Canalheiros (PMDB-AL), a pauta de reivindicações nacional dos mototaxistas e motofretistas. As principais exigências da categoria são a aprovação do projeto de lei que regulamenta a periculosidade da profissão dos mototaxistas ‑ o que acrescentaria 30% ao salário da classe ‑, a criação de curso de capacitação para os motociclistas, linha de crédito e subsídio dos juros para compra de motos novas, e o desenvolvimento de um campanha nacional de educação no trânsito para os mototaxistas.
As propostas também foram apresentadas para o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e para o Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias. No encontro foi criada uma mesa de trabalho com as centrais sindicais. Elas irão apresentar, no prazo de um mês, um relatório sobre as condições atuais da categoria em todo Brasil. “As nossas reivindicações foram bem recebidas, e acredito que em maio, o mês dos trabalhadores, receberemos como presente, pelo menos, a regulamentação da periculosidade. Ao todo no país, mais de cinco milhões de mototaxistas seriam beneficiados. Somos uma das maiores forças de trabalho”, afirmou Sampaio.
O dirigente da CSB também argumentou sobre a importância do curso de capacitação e da campanha educacional nacional. “Conscientizar e educar a categoria é a única forma de diminuir o número de mortes de mototaxistas. Por trás de cada capacete existe uma vida e uma família”, reforçou. Sampaio também ressaltou a importância do apoio da Central na abertura do diálogo com o Ministério do Trabalho e Emprego e com o Senado.