Falecimento: ex-presidente do Sindserv Guarujá, Márcia Rute fez história na região

Morreu nesta terça-feira (8), aos 65 anos, a sindicalista Márcia Rute, que presidiu o Sindicato dos Servidores de Guarujá (Sindserv) de 1997 a 2018. Ela faleceu após cerca de um mês internada em unidade de tratamento intensivo em um hospital da cidade, vítima de um infarto e complicações decorrentes de diabetes.

Márcia assumiu o comando do Sindserv após liderar uma greve de quase dois meses e substituiu a fundadora do sindicato, Maria Inês de Moura César. Em 2018, ela deixou a presidência, mas continuou atuante como diretora financeira.

O atual presidente do Sindserv, Zoel Siqueira, lembra que Márcia assumiu o sindicato com cerca de 800 associados e elevou este número para 4 mil, conquistando o respeito dos funcionários públicos de Guarujá por sua luta incessante em prol de todos.

“Ela levantou a moral da categoria no começo de tudo”, conta Siqueira. “Sempre foi firme nas lutas, mas com sensibilidade, carinho e respeito por todos. Ela conquistou a dignidade do funcionalismo na nossa cidade. Tristeza e agradecimento por tudo que fez pelo sindicato e pela categoria”, lamenta.

História da liderança

O Sindserv fez uma homenagem à sua ex-presidente e lembrou que, quando ela assumiu, os servidores sofriam seguidos atrasos salariais e não conseguiam crédito junto ao comércio local para suprir as necessidades básicas.

Ela então liderou uma greve de dois meses que entrou para a história da prefeitura. Funcionária da Secretaria de Saúde, Márcia criou um serviço de remoção de pacientes que até hoje é referência no sindicalismo da baixada.

Além das campanhas salariais, a sindicalista firmou parcerias com o comércio, supermercados, escolas e faculdades, além de promover atividades de cultura e lazer para os associados.

São conquistas de sua gestão também o vale-alimentação com valor muito superior à antiga cesta básica, seguro de vida coletivo, plano de saúde, abonos anuais crescentes, café da manhã para funcionários operacionais, recanto do servidor, academia e sala de ginástica, fisioterapeuta, psicólogo e acupunturista.

A CSB lamenta profundamente a perda de nossa companheira que mudou a vida de milhares de servidores e suas famílias. Nossa solidariedade aos amigos do Sindserv Guarujá e especialmente aos familiares de Márcia Rute.

Comunicados:

Márcia Rute será sepultada nesta quarta-feira (9), às 16h, no cemitério Consolação de Vicente de Carvalho.

O sindicato está de luto e permanecerá fechado na quinta-feira (10). Os pagamentos previstos para o dia 10 serão realizados na sexta-feira (11).

Compartilhe:

Leia mais
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso