Morreu nesta terça-feira (8), aos 65 anos, a sindicalista Márcia Rute, que presidiu o Sindicato dos Servidores de Guarujá (Sindserv) de 1997 a 2018. Ela faleceu após cerca de um mês internada em unidade de tratamento intensivo em um hospital da cidade, vítima de um infarto e complicações decorrentes de diabetes.
Márcia assumiu o comando do Sindserv após liderar uma greve de quase dois meses e substituiu a fundadora do sindicato, Maria Inês de Moura César. Em 2018, ela deixou a presidência, mas continuou atuante como diretora financeira.
O atual presidente do Sindserv, Zoel Siqueira, lembra que Márcia assumiu o sindicato com cerca de 800 associados e elevou este número para 4 mil, conquistando o respeito dos funcionários públicos de Guarujá por sua luta incessante em prol de todos.
“Ela levantou a moral da categoria no começo de tudo”, conta Siqueira. “Sempre foi firme nas lutas, mas com sensibilidade, carinho e respeito por todos. Ela conquistou a dignidade do funcionalismo na nossa cidade. Tristeza e agradecimento por tudo que fez pelo sindicato e pela categoria”, lamenta.
História da liderança
O Sindserv fez uma homenagem à sua ex-presidente e lembrou que, quando ela assumiu, os servidores sofriam seguidos atrasos salariais e não conseguiam crédito junto ao comércio local para suprir as necessidades básicas.
Ela então liderou uma greve de dois meses que entrou para a história da prefeitura. Funcionária da Secretaria de Saúde, Márcia criou um serviço de remoção de pacientes que até hoje é referência no sindicalismo da baixada.
Além das campanhas salariais, a sindicalista firmou parcerias com o comércio, supermercados, escolas e faculdades, além de promover atividades de cultura e lazer para os associados.
São conquistas de sua gestão também o vale-alimentação com valor muito superior à antiga cesta básica, seguro de vida coletivo, plano de saúde, abonos anuais crescentes, café da manhã para funcionários operacionais, recanto do servidor, academia e sala de ginástica, fisioterapeuta, psicólogo e acupunturista.
A CSB lamenta profundamente a perda de nossa companheira que mudou a vida de milhares de servidores e suas famílias. Nossa solidariedade aos amigos do Sindserv Guarujá e especialmente aos familiares de Márcia Rute.
Comunicados:
Márcia Rute será sepultada nesta quarta-feira (9), às 16h, no cemitério Consolação de Vicente de Carvalho.
O sindicato está de luto e permanecerá fechado na quinta-feira (10). Os pagamentos previstos para o dia 10 serão realizados na sexta-feira (11).