Falecimento: ex-presidente do Sindserv Guarujá, Márcia Rute fez história na região

Morreu nesta terça-feira (8), aos 65 anos, a sindicalista Márcia Rute, que presidiu o Sindicato dos Servidores de Guarujá (Sindserv) de 1997 a 2018. Ela faleceu após cerca de um mês internada em unidade de tratamento intensivo em um hospital da cidade, vítima de um infarto e complicações decorrentes de diabetes.

Márcia assumiu o comando do Sindserv após liderar uma greve de quase dois meses e substituiu a fundadora do sindicato, Maria Inês de Moura César. Em 2018, ela deixou a presidência, mas continuou atuante como diretora financeira.

O atual presidente do Sindserv, Zoel Siqueira, lembra que Márcia assumiu o sindicato com cerca de 800 associados e elevou este número para 4 mil, conquistando o respeito dos funcionários públicos de Guarujá por sua luta incessante em prol de todos.

“Ela levantou a moral da categoria no começo de tudo”, conta Siqueira. “Sempre foi firme nas lutas, mas com sensibilidade, carinho e respeito por todos. Ela conquistou a dignidade do funcionalismo na nossa cidade. Tristeza e agradecimento por tudo que fez pelo sindicato e pela categoria”, lamenta.

História da liderança

O Sindserv fez uma homenagem à sua ex-presidente e lembrou que, quando ela assumiu, os servidores sofriam seguidos atrasos salariais e não conseguiam crédito junto ao comércio local para suprir as necessidades básicas.

Ela então liderou uma greve de dois meses que entrou para a história da prefeitura. Funcionária da Secretaria de Saúde, Márcia criou um serviço de remoção de pacientes que até hoje é referência no sindicalismo da baixada.

Além das campanhas salariais, a sindicalista firmou parcerias com o comércio, supermercados, escolas e faculdades, além de promover atividades de cultura e lazer para os associados.

São conquistas de sua gestão também o vale-alimentação com valor muito superior à antiga cesta básica, seguro de vida coletivo, plano de saúde, abonos anuais crescentes, café da manhã para funcionários operacionais, recanto do servidor, academia e sala de ginástica, fisioterapeuta, psicólogo e acupunturista.

A CSB lamenta profundamente a perda de nossa companheira que mudou a vida de milhares de servidores e suas famílias. Nossa solidariedade aos amigos do Sindserv Guarujá e especialmente aos familiares de Márcia Rute.

Comunicados:

Márcia Rute será sepultada nesta quarta-feira (9), às 16h, no cemitério Consolação de Vicente de Carvalho.

O sindicato está de luto e permanecerá fechado na quinta-feira (10). Os pagamentos previstos para o dia 10 serão realizados na sexta-feira (11).

Compartilhe:

Leia mais
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos
repúdio arminio fraga congelar salário mínimo
CSB repudia fala de Armínio Fraga: congelar salário mínimo é condenar milhões à miséria