Ideia é reativar debate sobre a sustentabilidade da profissão dos motoboys e o vínculo de trabalho com os aplicativos
Capacete O Ministério Público do Trabalho finalizou nesta quinta-feira (18) os detalhes de uma campanha sobre o impacto do coronavírus na vida dos entregadores de aplicativos de delivery. A ideia, segundo a expectativa do órgão, é fomentar o debate sobre a sustentabilidade da profissão, que ganhou luz na quarentena. O projeto, que tem cinco filmes e fala do risco de contaminação dos motoboys, chega na esteira do movimento de boicote aos apps organizado pelos entregadores.
Contágio Os vídeos reúnem relatos de ciclistas e motoboys que passaram a trabalhar com os aplicativos depois de perderem o emprego com carteira assinada. Eles falam do medo de contrair a doença e contam a história de familiares com quem dividem moradia e que pertencem aos grupos de risco do coronavírus.
Garupa Também se queixam da remuneração oferecida pelas donas dos apps e dizem que o excesso de oferta de mão de obra no ramo aumentou a concorrência e escasseou as corridas.
Engarrafamento Quem atua no projeto diz acreditar que o novo debate sobre a categoria pode resgatar a questão do vínculo de emprego tratada em ações ajuizadas ao longo dos últimos dois anos.
Fonte: Folha de S.Paulo