Metalúrgicos da Sogefi cruzam os braços e entram em greve

Os metalúrgicos da Sogefi, de Jarinu, cruzaram os braços nesta sexta-feira (24) depois que a diretoria da empresa se negou a negociar com o Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba e Região e com a comissão de trabalhadores formada para discutir o impasse quanto ao pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) 2016. Na última segunda-feira (20), em assembleia geral, os metalúrgicos já haviam notificado a diretoria da Sogefi que entrariam em greve em 48 horas caso eles não cumprissem o acordo firmado quanto ao pagamento da PLR.

“Diante do estado de greve, após a assembleia de segunda-feira, eles simplesmente ignoraram nossas tentativas de acordo, não se reuniram com nossa diretoria e ainda impetraram junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região, um pedido de mesa redonda, e ainda uma liminar tentando impedir a greve. A liminar não foi aceita pelo desembargador que analisa o caso e por isso estamos parando a produção, nos três turnos, a partir de hoje”, destacou Igor Tiago Pereira, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba e Região.

Para Tiago, a diretoria da Sogefi “não foi capaz sequer de sentar para conversar com a comissão de trabalhadores da empresa e com a diretoria do Sindicato, indo diretamente na TRT para marcar a mesa redonda. Uma total falta de capacidade de diálogo e respeito para com a categoria”.

Os metalúrgicos em greve não trabalharão nesta sexta, sábado e domingo em nenhum dos três turnos. Na segunda e terça-feira eles cruzarão os braços em assembleia por uma hora a cada troca de turno e na quarta-feira voltam a parar totalmente a produção até que a mesa redonda, marcada para as 10 horas, seja concluída.

Segundo Tiago, a proposta da empresa, rejeitada na assembleia de segunda-feira, era a de cancelar o auxílio moradia concedido em acordo firmado junto aos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, quando da mudança da indústria para Jarinu.

“A proposta é absurda, pois está em desacordo com tudo o que foi assinado em acordos anteriores. Não podemos aceitar que nossa categoria saia fragilizada após o corte de um direito dos metalúrgicos. Por isso propusemos a rejeição da proposta, aceita pelos 400 metalúrgicos que trabalham na Sogefi”, destacou Tiago Pereira.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba e Região

Compartilhe:

Leia mais
Ministro Carlos Lupi e José Avelino Pereira Sinab CSB
Presidente do Sinab assume posto no Conselho Nacional de Previdência Social
destruição enchente rs auxilio financeiro
Mais de 5,6 mil trabalhadores domésticos no RS podem pedir auxílio financeiro; saiba como
img-inscricao-concurso-publico-vagas-para-ti
Encerram hoje (4/7) inscrições para concurso do Ministério da Gestão; salário de R$ 8,3 mil
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL