Central dos Sindicatos Brasileiros

Mato Grosso lança campanha para alavancar o número de filiados

Mato Grosso lança campanha para alavancar o número de filiados

Estado pretende alcançar o quarto lugar em filiação das regionais da CSB

A vice-presidente da CSB e presidente do Sindicato Estadual dos Servidores do Sistema Agrícola Agrário e Pecuário do Mato Grosso (Sintap-MT), Diany Dias, iniciou uma campanha para aumentar o número de sindicatos do estado filiados à Central.

O objetivo da iniciativa é unir as entidades e fortalecer a luta da CSB pelos trabalhadores do Mato Grosso, e, em dois meses, levar o estado ao quarto lugar no ranking de filiação nacional. Hoje o estado ocupa a sétima colocação.

Diany Dias diz que a estratégia principal é fazer com que cada sindicato filiado à Central trabalhe para trazer, pelo menos, mais uma entidade para a base. “Buscamos integrar os filiados e orientá-los sobre a importância da união. Trabalharmos juntos é fundamental para fortalecer a representatividade de todas as categorias”, explica.

Ela afirma ainda que um árduo “trabalho de campo” vem sendo feito também junto aos sindicatos fora da base. “Fazemos um primeiro contato telefônico e depois visitamos as sedes para mostrar a importância de ser filiado à CSB. Além disso, explicamos o trabalho da Central e a luta da entidade pelos trabalhadores brasileiros”, ressalta a vice-presidente da CSB.

Ranking

Veja na tabela abaixo a posição de cada estado no ranking de filiação da CSB.

Estado

Número de sindicatos filiados

São Paulo

94

Minas Gerais

55

Paraná

44

Rio de Janeiro

39

Rio Grande do Sul

32

Santa Catarina

27

Mato Grosso

20

Espírito Santo

19

Mato Grosso do Sul

15

Pará

15

Desde o início da campanha, o número de filiados no Mato Grosso cresceu 30%. “Tenho certeza de que todos estarão comprometidos para não deixar o estado cair no ranking”, prevê Diany Dias.

A vice-presidente ressalta que a iniciativa visa estimular os outros estados. “Espero que esses companheiros também entrem na luta nacional da CSB pelos trabalhadores. Se todos se unirem com um objetivo único, a Central e os sindicatos ficarão mais fortes para defender a classe trabalhadora”, defende.

Para ela, quando se monta um desafio, os sindicatos se unem com objetivos e metas definidos. “Isso os fortalece e permite que eles cresçam, tornando as entidades mais ativas e objetivas”, comemora, na expectativa de que em julho ela possa divulgar o quarto lugar de Mato Grosso no ranking de filiações.

Com projetos desse tipo, a CSB pretende fortalecer a luta em cada estado para a defesa dos trabalhadores, unificando as categorias. “Unidos conseguimos fazer muito mais e trabalhar de maneira mais eficaz”, reitera Diany Dias.