Mais de 25 mil trabalhadores celebram 70 anos da CLT em Itatiba

Durante o evento, o presidente da CSB reforçou as bandeiras de luta da entidade na defesa dos direitos da classe trabalhadora

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Itatiba e Região realizou, na quarta-feira, 1º de maio, com o apoio da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), uma grande festa em homenagem aos trabalhadores.

A celebração, realizada na Pedreira Jaguari, em Itatiba, contou com a participação de mais de 25 mil pessoas. Muitas famílias estiveram presentes no evento, que além de contar com o tradicional sorteio de prêmios, teve muita diversão. Este ano os trabalhadores concorreram a dois carros 0km, 3 motos e muitos  outros prêmios como: geladeira, TV, bicicleta, máquina de lavar e forno elétrico. O cantor Bruno Fernandes e a banda “papel.com” animaram o público com grandes sucessos.

IMG_1232

O presidente da CSB, Antonio Neto, e o vice-presidente, José Avelino Pereira (Chinelo), participaram da confraternização. Na ocasião, Neto lembrou a importância da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que completou 70 anos neste 1º de maio. “As leis trabalhistas promoveram a libertação da escravatura, na prática, para muitos trabalhadores brasileiros. Por isso, afirmamos que nada é mais moderno do que combater a desigualdade. Nada é mais arcaico do que a exploração. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) representa a segurança do trabalhador e uma carta sagrada para os empresários sérios e modernos”, disse Antonio Neto.

José Avelino também defendeu a CLT como instrumento de conquista e fortalecimento das categorias. “A CLT serviu de base para todos os avanços trabalhistas conquistados, sejam eles constitucionais ou advindos das Convenções Coletivas de Trabalho, pois fortaleceu os sindicatos e lhes garantiu estrutura e independência para enfrentar a força do capital”, assegurou José Avelino.

As bandeiras de luta da CSB, principalmente o fim do fator previdenciário e a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, foram destacadas pelos dirigentes. Tiago Pereira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Itatiba e Região, aproveitou a festa para defender outros avanços, como reforma agrária; igualdade de oportunidade entre homens e mulheres; política de valorização dos aposentados; correção da Tabela do Imposto de Renda; ratificação e regulamentação das Convenções da 158 e 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), respectivamente; e ampliação do investimento público. “O que nós queremos é justiça social, empregos e distribuição de renda aliados ao crescimento do Brasil”, destacou o presidente.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Capivari, Antônio José Bom (Toninho Bom), recentemente filiado à CSB, também participou do evento e deixou a sua saudação aos trabalhadores de Itatiba.

Ao final, Antonio Neto lembrou que a união é fundamental para proteção dos direitos e fez um convite para os trabalhadores. “Vamos juntos caminhar em 2013, irmanados na comemoração dos direitos trabalhistas e na defesa dos avanços necessários ao nosso país rumo à igualdade social, fortalecendo os sindicatos e lutando contra a exploração do trabalhador”, finalizou.

Veja a galeria de fotos do 1º de maio em Itatiba

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil