Central dos Sindicatos Brasileiros

Mais de 25 mil trabalhadores celebram 70 anos da CLT em Itatiba

Mais de 25 mil trabalhadores celebram 70 anos da CLT em Itatiba

Durante o evento, o presidente da CSB reforçou as bandeiras de luta da entidade na defesa dos direitos da classe trabalhadora

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Itatiba e Região realizou, na quarta-feira, 1º de maio, com o apoio da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), uma grande festa em homenagem aos trabalhadores.

A celebração, realizada na Pedreira Jaguari, em Itatiba, contou com a participação de mais de 25 mil pessoas. Muitas famílias estiveram presentes no evento, que além de contar com o tradicional sorteio de prêmios, teve muita diversão. Este ano os trabalhadores concorreram a dois carros 0km, 3 motos e muitos  outros prêmios como: geladeira, TV, bicicleta, máquina de lavar e forno elétrico. O cantor Bruno Fernandes e a banda “papel.com” animaram o público com grandes sucessos.

IMG_1232

O presidente da CSB, Antonio Neto, e o vice-presidente, José Avelino Pereira (Chinelo), participaram da confraternização. Na ocasião, Neto lembrou a importância da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que completou 70 anos neste 1º de maio. “As leis trabalhistas promoveram a libertação da escravatura, na prática, para muitos trabalhadores brasileiros. Por isso, afirmamos que nada é mais moderno do que combater a desigualdade. Nada é mais arcaico do que a exploração. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) representa a segurança do trabalhador e uma carta sagrada para os empresários sérios e modernos”, disse Antonio Neto.

José Avelino também defendeu a CLT como instrumento de conquista e fortalecimento das categorias. “A CLT serviu de base para todos os avanços trabalhistas conquistados, sejam eles constitucionais ou advindos das Convenções Coletivas de Trabalho, pois fortaleceu os sindicatos e lhes garantiu estrutura e independência para enfrentar a força do capital”, assegurou José Avelino.

As bandeiras de luta da CSB, principalmente o fim do fator previdenciário e a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, foram destacadas pelos dirigentes. Tiago Pereira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Itatiba e Região, aproveitou a festa para defender outros avanços, como reforma agrária; igualdade de oportunidade entre homens e mulheres; política de valorização dos aposentados; correção da Tabela do Imposto de Renda; ratificação e regulamentação das Convenções da 158 e 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), respectivamente; e ampliação do investimento público. “O que nós queremos é justiça social, empregos e distribuição de renda aliados ao crescimento do Brasil”, destacou o presidente.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Capivari, Antônio José Bom (Toninho Bom), recentemente filiado à CSB, também participou do evento e deixou a sua saudação aos trabalhadores de Itatiba.

Ao final, Antonio Neto lembrou que a união é fundamental para proteção dos direitos e fez um convite para os trabalhadores. “Vamos juntos caminhar em 2013, irmanados na comemoração dos direitos trabalhistas e na defesa dos avanços necessários ao nosso país rumo à igualdade social, fortalecendo os sindicatos e lutando contra a exploração do trabalhador”, finalizou.

Veja a galeria de fotos do 1º de maio em Itatiba